Após 19 anos de espera, River Plate está na final da Copa Libertadores

O time millonario empatou por 1 a 1 com o Guaraní em Assunção e chegou à quinta final da Copa Libertadores de sua história. No global o River Plate venceu por 3 a 1, já que tinha vencido por 2 a 0 em Buenos Aires.
Após ter perdido as finais de 1966 e 1976 e ter vencido as de 1986 e 1996, River Plate acaba com o maior jejum de sua história internacional e pela primeira vez será em um ano que não termina em 6. Além de ter chegado à final, o time comandado por Marcelo Gallardo busca encerrar um ótimo ano, já que no semestre anterior foi o campeão da Copa Sul-Americana.

River Plate tinha ganhado por 2 a 0 na partida de ida em Buenos Aires, o que lhe dava uma vantagem importante no jogo de ontem em Defensores del Chaco em Assunção. Durante os primeiros 45 minutos de jogo o time argentino teve melhor jogo de bola, gerando mais oportunidades. Mas o segundo tempo foi mais movimentado. O Guaraní saiu à procura do gol e aos 16 minutos Fernando Fernández abriu o placar após o time paraguaio ter tido uma ótima oportunidade com uma bola na trave e um bate e rebate dentro da área que derivou no gol.

Ficava muito tempo por jogar ainda e um gol mais do time de casa levaria o jogo aos pênaltis, mas River Plate teve uma rápida resposta. Em um veloz contra-ataque, o uruguaio Tabaré Viudez fez uma formidável assistência de três dedos ao jovem Lucas Alario que chutou por cima do goleiro rival e empatou a partida aos 34 minutos. O resultado de 1 a 1 era perfeito para o River Plate, já que o Guaraní estava obrigado a ter que marcar três gols em 10 minutos se quisesse classificar.

O time argentino vem de menos a mais nesta copa. Classificou na última posição, embora estivesse, na fase de grupos, em um grupo teoricamente fácil. Nas oitavas de final superou o Boca Juniors, seu eterno rival, no triste evento marcado como o do “gás pimenta”. Já nas quartas de final começou a consolidar o seu bom jogo, atacando e defendendo bem, voltando ao nível que o levou a ganhar a Copa Sul-Americana e o Campeonato Argentino de 2014, e acabou goleando o Cruzeiro no Mineirão.

Marcelo Gallardo é considerado um dos responsáveis pelo alto desempenho do time millonario, que como técnico está perto de escrever um dos melhores capítulos da história do clube. Internacional ou Tigres será o último desafio desta equipe. O sonho da terceira taça está a somente 180 minutos de jogo e o River Plate não vai querer deixar passar essa oportunidade.

river-finalista

Foto: Jogadores do River Plate comemoram a classificação à final da Libertadores.

Após 19 anos de espera, River Plate está na final da Copa Libertadores
Votar