Olimpia derrotado

Foi com muito sofrimento, mas o Botafogo confirmou sua vaga entre as 32 equipes que participarão da fase de grupos da Copa Libertadores de 2017. Depois de levar pressão durante quase todo jogo e perder por 1 a 0 no tempo normal, a equipe carioca viu seu goleiro paraguaio Gatito Fernández brilhar e muito na disputa de pênaltis, defendendo três penalidades, ajudando o Botafogo a se garantir na fase de grupos da competição continental.

Velho conhecido do Olímpia, já que atuava no maior rival da equipe paraguaia, o Cerro Porteño, o goleiro botafoguense Gatito Fernández foi o herói improvável do duelo. Isso porque ele começou a partida no banco de reservas. Só entrou no jogo porque o titular, Helton Leite, sentiu uma lesão muscular no segundo tempo e teve de ser substituído. Na disputa por pênaltis, Gatito brilhou, defendendo três penalidades e viu o Botafogo vencer por 3 a 1 nas cobranças da marca da cal.

Durante os 90 minutos, o jogo foi sofrido para o Fogão. Podendo até empatar para se classificar, a equipe carioca viu o Olímpia ditar o ritmo da partida, criando as melhores chances. O primeiro tempo foi mais truncado, com o Botafogo buscando sempre os contra-ataques, mas sem levar perigo ao gol de Azcona. Na etapa final, o Olímpia voltou com o experiente Roque Santa Cruz entre os 11. O veterano teve duas boas chances, mas não conseguiu marcar. Quem balançou as redes pela equipe paraguaia foi Brian Montenegro, já aos 35 minutos do segundo tempo.

Com a vitória por 1 a 0 dos paraguaios, a partida foi para os pênaltis. Nas penalidades máximas, Camilo, Rodrigo Pimpão e Victor Luiz converteram pelo Botafogo, que ainda viu Gatito Fernández brilhar, defendendo as cobranças de Ortiz, Mendoza e Benítez.

Com a dramática vitória nos pênaltis, o Botafogo garantiu o seu lugar entre as 32 equipes que disputarão a fase de grupos da Copa Libertadores. A equipe carioca entra no Grupo 1 da competição continental, que conta ainda com Estudiantes, Barcelona de Guayaquil e o atual campeão Atlético Nacional.

Jair Ventura exalta Gatito Fernández e se emociona

Já diria a velha expressão: “Tem coisas que só acontecem com o Botafogo”. A dramática classificação, nos pênaltis, diante do Olímpia, no Paraguai, é só mais um exemplo disso. Desta vez, quem usou o mantra foi o próprio treinador da equipe carioca, Jair Ventura. Emocionado com a suada classificação do Fogão, o treinador botafoguense tratou de exaltar o time inteiro e em especial o goleiro Gatito Fernández, que brilhou defendendo três pênaltis. O paraguaio, vale lembrar, entrou no decorrer do jogo por conta da lesão do goleiro titular, Helton Leite.

Tem coisas que só acontecem com o Botafogo. Perdemos uma substituição por conta da lesão do Hélton. Mais uma lesão atrapalhando nossos planos. Perdemos o Montillo, o Jonas…difícil. Muito difícil. Fomos na garra. Na raça. Na intensidade. Foi a cara do Botafogo. Tivemos resiliência. Foi uma noite feliz do Gatito e dos nossos cobradores. Conseguimos a sonhada classificação. Pegamos dois gigantes sul-americanos. O Botafogo é gigante. Fico feliz, porque agora sim começa a Libertadores. Chegamos forte na fase de grupos. – garante o comandante botafoguense.

Classificado para a fase de grupos da Copa Libertadores, o Botafogo se junta ao complicado Grupo 1 da competição continental, que conta ainda com o atual campeão Atlético Nacional, do tradicional Estudiantes De La Plata e o equatoriano Barcelona de Guayaquil.

Foto: Botafogo bateu o Olimpia nos pênaltis em Assunção. (SS Press)

Botafogo derrota o Olimpia e está na fase de grupos da Libertadores
Votar