“Campeón del Siglo”
Imagem: “Campeón del Siglo”

Desde os seus inícios, a Libertadores tem consagrado muitos times campeões, mas qual foi o clube a obter a vitória na primeira edição do tão popular torneio, no ano de 1960? O time que levou para a casa o primeiro troféu, do que acabaria sendo o maior torneio de futebol da América foi o Club Atlético Peñarol, do Uruguai. Vamos conhecer um pouco da história desse clube que, de alguma maneira, marcou o início da Libertadores.

O Club Atlético Peñarol é um clube de futebol uruguaio que possui a sua sede na cidade de Montevidéu, capital do Uruguai. O clube foi fundado no dia 28 de setembro do ano de 1891, mas nesse então não tinha o atual nome. A sua inauguração foi sob o nome de Central Uruguay Railway Cricket Club, ou também conhecido pela sua sigla CURCC. Tendo sido renomeado, em 1913, como CURCC Peñarol. Passando a ter o nome pelo qual o conhecemos hoje (Club Atlético Peñarol) recém no ano de 1914. O nome dele deriva do bairro homônimo, localizado na periferia da capital uruguaia.

Por mais que, na verdade, o CURCC e o Peñarol tenham sido duas instituições diferentes quanto aos aspectos jurídicos, o segundo é considerado a continuação do primeiro.

Os treinamentos de futebol começaram no ano de 1892, sendo designado como capitão do time o John MacGregor. Passando a se jogar o primeiro jogo, no dia 11 de maio contra uma equipe estudantil do Colégio Britânico, tendo obtido a vitória o carbonero por 3 a 2.

As cores que representam o Peñarol são amarelo e preto, utilizadas desde a formação do clube, inspiradas na Locomotiva Rocket, por causa da forte ligação que tinha com a empresa ferroviária.

Locomotiva Rocket
Imagem: Locomotiva Rocket

O Peñarol historicamente foi um dos dois times principais do Uruguai, e continua sendo até os dias de hoje, mesmo que o país tenha visto nascer mais clubes, no decorrer dos anos. A maior rivalidade futebolística interna no Uruguai está representada por este time e pela sua maior concorrência, o Club Nacional de Futebol.

Sem dúvidas, o clube tem passado por diferentes momentos na sua história, alguns muito bons e outros não tanto. Mas teve ocasiões de grande destaque. Uma delas foi no ano de 1918, quando fez história no campeonato uruguaio, com um plantel de muito boa qualidade, formado pelos jogadores Roberto Chery, José Benincasa, Pedro Rimolo, Alfredo Granja, Juan Pacheco, Juan Delgado, José Pérez, Armando Artigas, José Piendibene, Isabelino Gradín e Antonio Campolo.

No ano de 1921, quando estava na presidência do clube Julio María Sosa, foi decidida a construção de um estádio próprio, o qual chegou a ser sede de algumas partidas do Campeonato Mundial de Futebol em 1930, mas pouco tempo depois, em 1940 foi derrubado.

Fez uma boa contribuição de jogadores para que o Uruguai obtivesse a Copa do Mundo em 1950. E voltou-se ainda mais popular depois de ter ficado com a vitória em três edições da Libertadores, em 1960, 1961 e 1966. Além de ter conquistado, em duas edições consecutivas, a Taça Intercontinental, nos anos de 1960 e 1961.

Libertadores 1960
Imagem: Peñarol – Libertadores 1960

No âmbito nacional, o Peñarol teve uma época que foi chamada de “época dourada”, ficando com o penta uruguaio de 5 títulos consecutivos, entre os anos de 1958 e de 1962.

Nos anos 90, ao completar o centenário desde a sua fundação, o clube se focou no objetivo de conseguir o segundo quinquênio, armando, para isso, um bom time, com o que atingiu a meta. Sob a direção de dois treinadores, Gregorio Pérez e Jorge Fossati, o clube ganhou o título de campeão no período 1993 – 1997.

Mostre quanto sabe de futebol e receba 150% em bônus!

Maior bandeira do mundo

A torcida carbonera apresentou a maior bandeira do mundo, no ano de 2011, em uma partida contra o Independiente, pela Libertadores.

A bandeira tem 309 metros de comprimento e 45,8 de largura, tendo ocupado mais de um terço do Estádio Centenário. Estima-se que foram investidos uns 400 litros de pintura e USD 35 mil aproximadamente para a elaboração.

Maior bandeira do mundo
Imagem: Maior bandeira do mundo

Estádio “Campeón del Siglo”

O Estádio “Campeón del Siglo” é o estádio próprio do Peñarol, tendo sido inaugurado no dia 28 de março do ano de 2016, após dois anos de construção. A inauguração foi com a partida amistosa entre o Peñarol e o River Plate, da Argentina. Tendo obtido a vitória o local por 4 a 1.

Está localizado a uns 45 minutos a leste do centro de Montevidéu, lugar no qual foi colocada a pedra fundamental em 19 de dezembro de 2013, dando início à construção em 10 de fevereiro de 2014.

Este estádio é muito importante na história do clube e do país mesmo, pelas suas dimensões e características, tendo uma capacidade para 40.000 pessoas, havendo sido declarado Estádio FIFA.

Peñarol: o primeiro campeão da Libertadores
Votar