O INQUEBRANTÁVEL GUARANÍ
Defendendo com todos os meios possíveis a vantagem de 1 a 0 obtida na partida de ida em Assunção, o Guaraní resistiu os embates e ataques de Racing e conseguiu a classificação às semifinais da Copa Libertadores. O time paraguaio teve que esperar 49 anos para estar novamente entre os 4 melhores do continente. Além disso, o time segue os passos de Olimpia e Nacional, finalistas em 2013 e 2014 respectivamente, e procura chegar à final.
Embora o resultado de ontem tenha sido de 0 a 0, o jogo esteve cheio de emoções e uma luta tática de tirar o fôlego. Racing precisava reverter o resultado da série e saiu com tudo, mas Guaraní, bem parado no campo de jogo, soube resistir sem maiores problemas os ataques argentinos, podendo ter, inclusive, grandes chances de gol como a do minuto 43.
O primeiro tempo estava acabando e o Racing se atrapalhou sozinho com uma bola mal recuada para Grimi, quem recua pior ainda para o goleiro Saja. O jogador Palau do Guaraní aproveita e ganha a posição e consegue chegar à bola antes que Saja e chuta por encima dele e consegue pegar o rebote, mas Saja pega o atacante pelo joelho cometendo pênalti e sendo expulso.
Momento importante e crucial do jogo, com o pênalti e expulsão de Saja por uma jogada não muito boa dos defensores, Guarani poderia converter obrigando ao Racing a marcar três gols. Mas poucos pensaram que o goleiro suplente Ibáñez, quem entrava sem aquecimento prévio, ia ser a figura desse momento ao defender o chute de Benítez.
O segundo tempo parecia ser prometedor e pouco importou ao time argentino ter que voltar com 10 homens. Saiu decidido a conquistar a classificação diante de sua torcida, gerando mais jogadas de gol, mas não contava com o bastião que tinha Guaraní no gol. O goleiro Aguilar foi decisivo no resultado final e a equipe paraguaia pôde resistir um segundo tempo bastante difícil.
Racing já sem pernas, via como passavam os últimos minutos e não conseguia o gol que ao menos o levasse ao empate, enquanto Guaraní tampouco soube aproveitar os espaços gerados no fundo do time argentino e liquidar a série.
O empate em 0 classificou ao Guaraní que agora deverá enfrentar a River Plate nas semifinais, mas isto será recém em julho, após a disputa da Copa América.