A partida entre Atlético Tucuman e El Nacional, disputada nesta terça-feira, em Quito, era para ser apenas mais uma da segunda fase da Copa Libertadores da América. Ao invés disso, entrará para sempre na história da competição continental. Isso porque diante de inúmeros problemas de logística e atraso de voo, o Tucuman chegou ao Estádio Olímpico Atahaulpa com mais de uma hora de atraso e, sem uniforme, teve que jogar com o uniforme da seleção sub-20 da Argentina. Apesar disso, o Tucuman foi guerreiro e surpreendeu ao vencer por 1 a 0 e garantir, com muita emoção, a vaga para a terceira fase da Libertadores.
Herói da classificação da modesta equipe argentina, o atacante Zampedri, autor do único gol do jogo, disse que o dia para lá de conturbado que viveu o Tucuman acabou servindo de motivação para dar o algo a mais no jogo.
– Graças a Deus, fizemos o que fizemos hoje. A verdade é que o dia não foi nada fácil para nós. Tivemos que dar muitas voltas. Não sabíamos se conseguiríamos jogar a partida. Tudo isso nos fez tirar algo a mais de dentro de nós. Esse time merecia isso. Estou muito emocionado, pelo jogo que foi e pelo dia que passamos. – garantiu o atacante argentino.
Concentrado na cidade equatoriana de Guayaquil, o Atlético Tucuman pegou um voo fretado para Quito horas antes da partida, mas sofreu com problemas de liberação e teve que então pegar, às pressas, outra aeronave. Sabendo que o time se atrasaria para a partida, o embaixador da Argentina no Equador, Luis Juez fez um pedido especial para que esperassem pouco mais de uma hora para que a equipe chegasse ao estádio, uma vez que o regulamento prevê uma derrota por W.O após 45 minutos de atraso.
Às pressas, 19 jogadores do Tucuman e seis membros da comissão técnica conseguiram então embarcar no avião alugado. Os uniformes oficiais, no entanto, ficaram para trás. A AFA, no entanto, emprestou o equipamento da seleção sub-20 da Argentina, que participa do Mundial da categoria, que acontece no Equador.
Com a bola enfim rolando, o Atlético Tucuman mostrou disposição de sobra em campo e apesar de todos os problemas extra-campo, venceu por 1 a 0, com gol de Zampedri. Como havia empatado em casa por 2 a 2 na semana passada, garantiu vaga na terceira fase da Copa Libertadores. Na próxima fase, a equipe argentina enfrenta o Junior Barranquilla, que passou pelo Carabobo, também na terça-feira.
Foto: Com camisa da seleção argentina, Atlético Tucuman bateu o El Nacional por 1 a 0. (AFP)