A quarta-feira de Copa Libertadores foi boa para as equipes brasileiras. O Grêmio superou a LDU na altitude e garantiu a classificação para as oitavas de final do torneio. A classificação antecipada será bastante comemorada em Porto Alegre, uma vez que o grupo do Tricolor Gaúcho era um dos mais complicados, contando ainda com Toluca e San Lorenzo. Já no Morumbi, o São Paulo venceu o clássico sul-americano com o River Plate por 2 a 1 e se manteve vivo na busca por uma vaga para a próxima fase do torneio.
Jogando na altitude equatoriana, no Estádio de Casa Blanca, o Grêmio contou com um primeiro tempo avassalador para superar a LDU por 3 a 2. Douglas e Bobô marcaram ainda na etapa inicial, para dar ao Grêmio uma boa vantagem para o segundo tempo. Logo de cara no segundo tempo, o time da casa descontou com José Quinteros. O Tricolor não se abalou e respondeu quase imediatamente, com gol de Wallace. Aos 30 minutos, a LDU voltou a descontar, com José Cevallos.
A vitória por 3 a 2 classificou o Grêmio para as oitavas de final da Copa Libertadores. Com oito pontos, a equipe gaúcha é a segunda colocada do Grupo 6. Já a LDU está fora da competição. Com apenas três pontos, os equatorianos são o lanterna do grupo.
Já no Morumbi, foi a vez do São Paulo brilhar e conseguir a sua maior vitória no ano, vencendo o River Plate por 2 a 1, com uma grande atuação do argentino Calleri. O atacante argentino orquestrou a vitória são paulina, marcando duas vezes. Mesmo com um a menos, uma vez que Vangioni foi expulso, o River ainda diminuiu, com Alonso se aproveitando de uma falha do goleiro Dênis para marcar.
Apesar da derrota, o River continua na liderança do Grupo 1, com oito pontos. Um empate diante do fraco Trujillanos, no Monumental de Nunes, garante os argentinos nas oitavas de final. Já o São Paulo, também com oito pontos, é o segundo colocado do grupo, e precisa de um empate na altitude de La Paz, diante do The Strongest, para garantir a sua vaga.
Outro brasileiro que se deu bem na quarta-feira foi o Corinthians. Mesmo sem entrar em campo, o Timão garantiu uma vaga nas oitavas de final, uma vez que o Cobresal superou o Cerro Porteño, no Chile.