Como antecipamos na semana passada, a Conmebol deve mesmo usufruir do árbitro de vídeo a partir das quartas de final de suas duas principais competições: a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana. O presidente da organização Alejandro Dominguez já havia revelado que este era o seu plano e nesta semana, a Conmebol recebeu o aval da FIFA para contar com o recurso nas fases de mata-mata de suas competições.
Utilizada pela primeira vez no Mundial de Clubes da FIFA em 2016, o VAR (como é conhecido em inglês) foi usado também em amistosos entre seleções europeias no mês passado. A ideia da FIFA é continuar com os testes e em cenários cada vez maiores para, em caso de sucesso, implementar o árbitro de vídeo na Copa do Mundo da Rússia, que acontecerá em 2018.
– Estamos propondo que a Libertadores a partir das quartas de final, tenha o VAR. Acreditamos que ajudará o árbitro. Teríamos inovação e credibilidade e isso é bom para o jogo. – declarou Alejandro Dominguez em comunicado reproduzido no site oficial da Conmebol.
Foto: Libertadores contará com árbitro de vídeo a partir das quartas de final, confirmou a FIFA. (Conmebol)