CORINTHIANS ERA O DE ANTES
Guaraní disputou as oitavas de final de forma exemplar e provavelmente sendo a maior surpresa até o momento na Copa Libertadores 2015, deixando para trás nada mais nem nada menos que o poderoso Corinthians.
O Timão fez uma espetacular campanha na fase de grupos, sendo uma das melhores equipes e um forte candidato ao título. Mas fracassou frente ao Guaraní, que o venceu por 2 a 0 em Assunção e por se não bastasse, voltou a ganhar no jogo de volta, desta vez no Arena Corinthians em São Paulo, por 1 a 0.
Em casa, o Corinthians devia dar volta no resultado obtido no Paraguai, e para isso tinha que ganhar, ao menos, por três gols de diferença. O Timão começou jogando melhor no primeiro tempo, foi bastante superior ao seu rival e teve boas chances, mas o gol não aparecia,
O que sim começou a aparecer foram o desespero e nervosismo dos jogadores. Tanto é que aos 7 minutos do segundo tempo Fabio Santos é expulso por falta encima do Santander e segundo cartão amarelo. Com 10 jogadores, o Corinthians estava perdendo a cabeça e as possibilidades de reverter o placar geral, enquanto isso o Guaraní ia se afiançando no jogo e jogando com vantagem.
O descontrole acabaria em catástrofe
Minuto 23 do ST e seria a vez de Jadson receber o segundo cartão amarelo e expulsão. Jadson perdeu a disputa com o pé no alto e deixou a mão na boca do rival, corretíssima expulsão e com esse panorama o melhor time do Grupo da Morte ia afundando no Arena. Guaraní aproveitava ainda mais o descontrole do seu rival e carimbou sua passagem às quartas de final nos acréscimos. Cruzamento de De La Cruz na grande área que sobrou para Fernando Fernández que parou a bola no peito e chutou sem chances para Cassio. Loucura e comemoração dos paraguaios que emudeceram o Arena Corinthians e fizeram história eliminando o Corinthians em sua casa e ficando entre os oito melhores da América.
O Corinthians tem muito para pensar após esta partida. Começou o campeonato como grande favorito ao título junto ao Boca Juniors, mas na quinta partida da fase de grupos tinha começado a diminuir seu rendimento.
Muitos acusaram que era devido ao atraso no pagamento de salários e prêmios a alguns jogadores, enquanto outros falavam de um excesso de confiança por parte do time paulista.
Por outro lado, temos o Guarani, os paraguaios não devem sentir nada menos que orgulho pelo que eles vêm fazendo nesta Copa Libertadores. Eliminaram a um dos favoritos e isso lhes dará mais ânimo para encarar as quartas de final.