Lembrando que uma ideia muito forte, nestes dias, na Conmebol, era que a sede da Final da Libertadores fosse Miami, finalmente, chegou uma boa notícia para os aficionados do futebol. Depois de tantos comentários que houve sobre o assunto, mesmo não tendo um lugar específico confirmado, o importante é que, aparentemente, o grande evento será na América do Sul.
Mas o local que sediará a Final não é o único tópico tratado nas internas da Conmebol. Também está sendo discutido o formato que terá a final. Até a atualidade, vinham sendo disputadas duas partidas, uma na casa de cada um dos finalistas. Porém, no momento, existe a possibilidade de isso ser alterado para um único jogo final.
Por enquanto, não há nenhuma confirmação sobre o assunto em questão, mas a Conmebol já divulgou as duas possibilidades, no calendário para 2018. Uma possível final seria com um único jogo, no dia 1 de dezembro. E a outra final seria com os dois jogos habituais, um deles seria disputado no dia 7 de novembro e o outro no dia 28 do mesmo mês.
Quanto ao local do evento, a novidade é que o São Paulo ocupou o lugar do Rio de Janeiro, como cidade do Brasil com interesse em abrigar a Final. Há vários motivos pelos quais isso pode acontecer. Um é que o Maracanã tem sérios problemas de infraestrutura, não se encontrando em boas condições. E, além da crise estadual no governo, a violência que invade a cidade do Rio está deixando com preocupação às pessoas.
Mesmo assim, São Paulo não é a única alternativa. Não podendo esquecer que é uma muito consistente, por causa da sua abundância de voos para todas as capitais sul-americanas e a boa estrutura edilícia dos seus estádios. Outra cidade que está se candidatando para sediar a Final é Lima, no Peru.
O realmente importante para os aficionados do futebol é que a opção de levar a Final para os EUA tenha sido descartada. Ficando confirmado que a final em jogo único, caso aconteça desse jeito, será na América do Sul e não na Flórida.
Acredita-se que, até o final deste ano, não haverá uma confirmação oficial sobre os assuntos que atualmente ocupam todas as atenções das autoridades da Conmebol.