Atletico-Nacional-est-na-final-da-Copa-Libertadores

O Atlético Nacional está na final da Copa Libertadores. Jogando no Atanasio Girardot, em Medellin, a equipe colombiana confirmou o favoritismo, venceu o São Paulo por 2 a 1 e confirmou sua participação em uma final de Libertadores após 21 anos. Campeão do torneio continental em 1989, os colombianos contam ainda com um vice-campeonato, em 1995.

No primeiro jogo da semifinal, disputado na semana passada no Morumbi, o Atlético Nacional já havia tomado proveito do nervosismo do São Paulo, vencendo por 2 a 0 e abrindo grande vantagem para a partida de volta. Nesta quarta-feira, em seus domínios, o Nacional podia até perder por um gol de diferença que mesmo assim se classificaria.

Os colombianos foram além e com dois gols de Borja, voltaram a vencer o São Paulo, desta vez por 2 a 1. O Tricolor descontou com o argentino Calleri, que fez o seu último jogo pela equipe paulista.

Precisando vencer por ao menos dois gols de diferença para tentar se classificar, o São Paulo até começou bem o jogo. Pressionando, o Tricolor abriu o placar logo aos oito minutos, com Calleri completando de cabeça um cruzamento preciso de Michel Bastos. A resposta do Nacional foi quase imediata, com Borja batendo cruzado após passe de Berrio, deixando tudo igual. O São Paulo passou perto de um segundo gol, com Calleri cabeceando uma bola no travessão poucos minutos depois. Já no final do primeiro tempo, Marlos Moreno recebeu belo passe de Macnelly Torres e bateu por cima de Dênis, perdendo grande chance. No minuto final da etapa inicial, o lance mais polêmico da partida. Hudson recebeu bom passe de Michel Bastos e reclamou de empurrão dentro da área, pedindo pênalti, mas foi ignorado pelo árbitro. Os jogadores são paulinos reclamaram demais do lance.

No segundo tempo, só deu Nacional. A equipe colombiana cresceu demais e passou a brincar de perder gols. Primeiro foi a vez de Dênis fazer grande defesa após finalização de Borja. No lance seguinte, Marlos Moreno pedalou para cima da zaga são paulina e bateu com perigo. Aos 15 minutos, Borja fez linda jogada individual, driblou Dênis e a bola sobrou limpa para Berrio, que sem goleiro, chutou em cima do lateral Bruno, que em cima da linha, salvou o São Paulo. Aos 30 minutos, Guerra tabelou no ataque e tentou cruzamento na área, mas o lateral Carlinhos, de maneira acintosa, colocou a mão na bola. Pênalti para o Atlético Nacional. Em grande fase, o artilheiro Borja foi para a bola e bateu com perfeição, no ângulo de Dênis, para fazer o segundo dos colombianos e matara o jogo.

Após o segundo gol do Nacional, os jogadores do São Paulo perderam de vez a cabeça e reclamaram demais com o árbitro da partida. O resultado foi duas expulsões: Lugano e Wesley receberam o segundo amarelo e desceram mais cedo para o vestiário.

Classificado para a final, o Atlético Nacional espera agora o vencedor do duelo entre Boca Juniors e Independiente Del Valle, que se enfrentam nesta quinta-feira, na Bombonera, em Buenos Aires.

Foto: Jogadores do Atlético Nacional comemoram a classificação para a final da Libertadores. (AP)

Atlético Nacional está na final da Copa Libertadores
Votar