A história do Grêmio
Grêmio, campeão Libertadores 2017

Nos começos do século XX, o futebol se iniciava, aos poucos, no Brasil, trazido por viajantes que já tinham ideias básicas de funcionamento do jogo. Um deles, Cândido Dias da Silva, foi o encarregado de fazer com o que futebol ficasse conhecido em Porto Alegre, trazendo assim a primeira bola para a cidade. Claramente, o esporte chamou à atenção das pessoas, como um grupo de amigos que fizeram dos seus finais de semana jornadas de esporte.

No dia 7 de setembro de 1903, chegaram a Porto Alegre duas equipes de atletas do Sport Clube Rio Grande, para fazer uma demonstração. Atividade que mobilizou bastante público entusiasmado em aprender os segredos do futebol. Mas, em determinado momento do evento, a bola murchou e Cândido Dias trouxe a sua para que a partida pudesse terminar. Mas a importância deste evento não radicou unicamente no fato de assistir às jogadas, mas aos conhecimentos transmitidos ao grupo de amigos que acabaram em uma reunião informal, para falar sobre os requisitos para fundar um clube.

Tão somente uma semana depois disso, no dia 15 de setembro de 1903, 31 homens interessados no esporte se reuniram em um restaurante, para dar começo ao clube, escrevendo a ata de fundação, a qual ficou assinada por todos eles. O primeiro presidente eleito foi Carlos Luiz Bohrer.

O primeiro jogo oficial do clube ocorreu no dia 6 de março de 1904, contra o Fuss-Ball Club Porto Alegre. E aí iniciou o caminho deste clube que obteve como primeiro resultado oficial a vitória por 1 a 0, naquela ocasião. Nesse mesmo ano, o Grêmio adquiriu o seu primeiro campo (Baixada dos Moinhos de Vento), passando a ter, assim, lugar próprio para treinamentos e jogos. Lugar que foi utilizado durante 50 anos, período no qual sofreu várias transformações, adaptando o lugar às necessidades do clube, conforme ia aumentando a torcida.

Em 18 de julho de 1909, ocorreu o primeiro e histórico jogo contra o Sport Clube Internacional, terminando com a vitória do Tricolor, por 10 a 0. Anos depois, esse passou a ser um dos maiores clássicos do futebol brasileiro, o tão conhecido Gre-Nal.

O Grêmio começou a participar de eventos interestaduais e internacionais, a partir dos anos 1910, período com grande destaque para o clube, do qual saíram grandes figuras como Eurico Lara, Luiz Carvalho e Oswaldo Rolla. Personagens que depois souberam também ocupar outros cargos no clube, de presidente, por parte de Carvalho, e de técnico por Rolla.

A transformação do Grêmio

O futebol brasileiro começou uma etapa de profissionalização, nos anos 40, significando assim uma transição no futebol, até então conhecido. Mas o Grêmio estava muito ligado ao amadorismo, o que fez com que a adaptação a esse novo contexto, no clube, levasse um pouco de tempo. As modificações mais importantes ocorreram durante a presidência de Saturnino Vanzelotti (1948 – 1954). No primeiro ano de sua gestão, o Tricolor conseguiu recuperar a hegemonia no futebol regional, além de ter sido a primeira ocasião de jogar no exterior, vencendo o Nacional do Uruguai, por 3 a 1. Esse foi, sem dúvidas, um acontecimento importante que marcou o início de novas viagens pelo exterior, indo depois para México, Equador e Colômbia, lugares nos que também conquistou vitórias. Passando a ser conhecida a etapa como “a conquista das três Américas”.

Devido a que o clube seguia crescendo e manifestando uma forte participação em eventos importantes, foi preciso um estádio maior. A construção do novo estádio, o Estádio Olímpico, foi comandada por Saturnino e, no dia 19 de setembro de 1954, ocorreu o jogo inaugural entre o Grêmio e o Nacional de Montevidéu, terminando com a vitória local por 2 a 0.

O novo estádio e um novo grupo de grandes jogadores que chegaram ao clube demonstravam o processo de transformação pelo qual o Grêmio estava passando. A característica de uma equipe de força, que caracteriza o Grêmio, sentou as suas bases sob o mando do “Seu Rolla”, que impôs inovações, tanto no preparo físico quanto na tática de jogo. Tendo sido com ele que o Tricolor conquistou o Pentacampeonato Gaúcho (1956 – 1960) e, um ano depois da sua saída, chegou o Heptacampeonato Gaúcho.

O primeiro grande título chegou em 1962, sendo Campeão Sul-Brasileiro Invicto e, em 1968, o clube foi Campeão Invicto da Copa Río de la Plata, sendo este último o primeiro título internacional oficial.

Já na metade dos anos 70, iniciou-se uma campanha para arrecadar fundos para concluir o andar superior do Estádio Olímpico. As obras duraram quase quatro anos e foi reinaugurado em 21 de junho de 1980, sob o nome de Olímpico Monumental.

Em 1981 obteve o seu primeiro título nacional de relevância, no Campeonato Brasileiro. E, em 1983, enfrentou-se pela final da Libertadores ao Peñarol do Uruguai que, depois de momentos de muita tensão, acabou com a vitória para o time brasileiro.

Em 1994, da mão do Luís Felipe Scollari, o tão conhecido como Felipão, levou o clube a obter de novo o Bicampeonato Invicto da Copa do Brasil. Ano que deu início à lenda do Imortal Tricolor como um time que nunca se entrega, devido à força e paixão pelo que faz.

Assim, seguiram-se vários logros do clube. Mas não tudo é alegria. E, em 2004, o Grêmio foi desclassificado da Série A, devido a uma crise econômica muito grande que atingiu o seu maior parceiro, a multinacional ISL. E, no início de 2005, o Grêmio tinha unicamente sete jogadores. Mas a vontade de renascer estava presente. Pelo que foi iniciado um período de forte trabalho e reconstrução para consegui-lo. Desse modo, o clube, aos poucos, começou a melhorar, subindo na tabela de posições. Chegando a ser Campeão da Série B.

Já de novo em melhores caminhos, conseguiu ser Campeão Gaúcho em 2006, 2007 e 2010, Brasileiro em 2008 e do Segundo Turno em 2010. Com o que o clube reviveu e melhorou também a sua situação econômica. Depois de dois anos de obras, em dezembro de 2012 foi inaugurada a Arena do Grêmio. Naquele momento, o maior estádio FIFA da América do Sul.

Em 29 de novembro de 2017, o Imortal voltou a se consagrar campeão da Libertadores, obtendo assim o tricampeonato.

Saiba mais sobre as equipes da América e ganhe bônus!

A história do tricampeão
Votar