Espetacular. Uma partida digna de Copa Libertadores.

O duelo entre Atlético Nacional e Rosário, no lotado Atanasio Girardot teve de tudo. Pênalti. Polêmica. Expulsões. Briga. Gol no último minuto. O confronto foi épico. No final, melhor para o Atlético Nacional, que conseguiu, de virada, uma heroica vitória por 3 a 1, o suficiente para garantir a equipe colombiana nas semifinais da Copa Libertadores. O adversário do Atlético Nacional na próxima fase será o São Paulo, que passou pelo Atlético Mineiro nas quartas.

Após perder a primeira partida por 1 a 0 na Argentina, o Atlético Nacional se viu obrigado a vencer por ao menos dois gols de diferença, quando o Rosario Central abriu o placar, logo no começo da partida, após o árbitro dar um pênalti para lá de polêmico, alegando toque de mão de Copete dentro da área.

Marco Ruben foi para a bola e bateu com perfeição. Perdendo por 1 a 0, o Atlético Nacional decidiu partir para cima. O restante do jogo foi uma pressão constante da equipe colombiana, que criou inúmeras chances de gol. Já nos acréscimos do primeiro tempo, Nacional empatou o jogo, com Macnelly Torres completando cruzamento de Berrio.

O Atlético começou o segundo tempo da mesma maneira que terminou o primeiro. A pressão surtiu resultado logo aos cinco minutos, quando Marlos Moreno aproveitou falha de Donatti para servir Guerra, que bateu na saída de Sosa para virar o jogo.

Daí em diante, a pressão só aumento, uma vez que o Atlético Nacional estava a um gol da tão sonhada vaga na semifinal. Aos 47 minutos do segundo tempo, em contra-ataque rápido, Marco Ruben e Lo Celso se embananaram em frente ao gol e perderam uma chance incrível de matar o jogo. Por ironia do destino, no lance seguinte, no último minuto do jogo, Ibarguén fez grande jogada pela esquerda e a bola sobrou para Berrio empurrar para o gol.

O tento do atacante levou o estádio à loucura. Extasiado, o atacante provocou o goleiro Sosa na comemoração e foi expulso de campo. Após a provocação, uma briga generalizada tomou conta do gramado e na confusão, Lo Celso também levou o cartão vermelho.

Com a heroica classificação, o Atlético Nacional terá pela frente agora nas semifinais o São Paulo, que eliminou o Atlético Mineiro nas quartas de final. A Libertadores agora entrará em recesso por conta da disputa da Copa América e volta apenas no começo de julho. A data oficial das semifinais será confirmada nos próximos dias pela Conmebol.

Foto: Atlético Nacional e Rosário Central fizeram um dos melhores jogos do ano na Copa Libertadores.

A conmemoração que manchou a classificação
Votar