Grêmio larga na frente pela Libertadores
Dispensado pelo São Paulo há poucas semanas, Cícero fez o gol que pode dar o tricampeonato da Libertadores ao Grêmio. (Foto: AFP)

Foi mais sofrido do que o torcedor imaginava que seria, mas o Grêmio conseguiu uma fundamental vitória em casa e largou na frente, em busca do tricampeonato da Copa Libertadores. Jogando em uma Arena lotada, em Porto Alegre, o Tricolor Gaúcho jogou mal, verdade seja dita. Foi o Lanús que levou perigo na maior parte do jogo, mas Marcelo Grohe, em mais uma noite inspirada, voltou a fechar o gol. No finalzinho, ainda brilhou a estrela de Renato Gaúcho, uma vez que o desacreditado Cícero entrou para marcar o gol da vitória, aos 38 minutos do segundo tempo. 1 a 0 chorado, mas de crucial importância para o sonho do Imortal.

Jogando em casa, o Grêmio sentiu o nervosismo que é disputar uma final de Copa Libertadores. Acuado em campo, o Tricolor quase não criava e via o Lanús tomar controle do jogo, principalmente na segunda metade do primeiro tempo. Marcelo Grohe foi o grande destaque da primeira etapa, com dois milagres. Primeiro, Martínez chutou cruzado de dentro da área e Grohe voou para espalmar. Depois, uma defesa ainda mais difícil. Aos 40, após cobrança de escanteio, Braghieri subiu lá em cima e testou para baixo. Marcelo Grohe esticou o braço e fez uma defesa monumental para evitar o gol dos argentinos.

Sentindo o seu time aquém do esperado em campo, Renato Gaúcho decidiu fazer algumas mudanças no decorrer do segundo tempo. Éverton, Jael e Cícero entraram. E deu certo. Aos 38 minutos do segundo tempo, praticamente na única chance clara do Grêmio em todo jogo, Edílson levantou bola na área, Jael deu uma casquinha nela e Cícero venceu Andrada para fazer o gol da vitória gremista.

Como na final da Libertadores não existe o saldo qualificado, o Grêmio joga por um empate, na próxima quarta-feira, em La Fortaleza. Caso o Lanús vença por um gol de diferença, a decisão vai para os pênaltis.

Grêmio sofre, mas larga na frente pelo título da Libertadores
Votar