Não foi do jeito que o torcedor imaginava, mas o Grêmio está na final da Copa Libertadores. Depois de vencer por 3 a 0 no jogo de ida, em Guayaquil, o Imortal perdeu por 1 a 0 em casa do Barcelona, mas mesmo assim garantiu vaga na finalíssima da competição continental. Os equatorianos pressionaram, venceram, colocaram bola na trave, mas não foi o suficiente para reverter a enorme desvantagem do primeiro jogo.
Precisando golear em Porto Alegre para manter-se vivo na Libertadores, o Barcelona foi para o tudo ou nada na Arena do Grêmio. Os equatorianos abriram o placar aos 32 minutos do primeiro tempo. Depois de bela jogada de Marcos Caicedo, a bola sobrou para o artilheiro Jonatham Álvez, que fuzilou para marcar. No minuto seguinte, o Grêmio perdeu uma chance incrível, com Cícero cabeceando sozinho para fora.
O Barcelona voltou melhor também no segundo tempo, mas não conseguiu fazer o gol que realmente incomodaria o Grêmio. Aos 10 minutos, a melhor chance dos visitantes, com Esterilla batendo na trave, da entrada da área. A melhor chance do Tricolor no segundo tempo voltou a cair nos pés de Cícero e mais uma vez o meia perdeu, chutando fraco de perna direita, em cima do goleiro.
Pela quinta vez em sua história, o Grêmio disputará uma final de Copa Libertadores. O Imortal busca o terceiro título da competição. O adversário na finalíssima será o Lanús, da Argentina, que disputa uma final de Libertadores pela primeira vez em sua história. O primeiro jogo acontece no dia 22 de novembro, na Arena do Grêmio, enquanto o segundo e decisivo jogo está marcado para o dia 29 de novembro, na Argentina.