Foto: Rosario superou o Nacional no Uruguai e se garantiu nas oitavas de final da Copa Libertadores.

Em uma quinta-feira de muitas definições na Copa Libertadores, o Atlético Mineiro comemora a primeira classificação do grupo, enquanto o Palmeiras lamenta uma eliminação precoce. Nacional e Rosário Central carimbam vaga. Ainda pela quinta rodada, Bolivar empata e precisa de goleada para seguir vivo na competição.

Jogando no Allianz Parque, a missão do Palmeiras na última rodada da fase de grupos da Libertadores era complicada. Em situação delicada no Grupo 2, o Verdão precisava golear o River Plate-URU em casa e torcer por um tropeço do Rosario Central, diante do Nacional. O Palmeiras fez a sua parte, goleou o River por 4 a 0 – gols de Allione (2), Alecsandro e Egídio – mas viu o Rosário superar o Nacional no Uruguai e deu adeus à Libertadores.

Com oito pontos, o Palmeiras termina a competição na terceira colocação do Grupo 2 e agora concentra toda a sua energia no mata-mata do Campeonato Paulista, onde ainda segue vivo, por hora.

Precisando apenas de um empate para avançar para as oitavas de final da Copa Libertadores, o Rosário Central foi além. Mesmo jogando fora de casa diante do Nacional, os argentinos venceram por 2 a 0, com gols de Donatti e Herrera.

Com a vitória, o Rosário se classificou e de quebra ainda garantiu a liderança do grupo, com 11 pontos. Apesar da derrota, o Nacional também carimbou a sua vaga, com nove pontos, na segunda colocação.

Quem está com motivos de sobra para comemorar é o Atlético Mineiro. Jogando no Mineirão, o Galo goleou o Melgar por 4 a 0 e garantiu a primeira colocação do Grupo 5. Os gols do Atlético foram marcados por Robinho, Lucas Pratto, Tiago e Carlos.

Com a vitória, o Galo fechou a primeira fase de Libertadores na primeira colocação do grupo, com 13 pontos. Já o Melgar, se despede da competição sem pontuar.

Também pelo grupo do Atlético, o Independiente Del Valle segurou um empate sem gols fora de casa, diante do Colo-Colo para garantir uma vaga. Precisando do empate para avançar, os equatorianos seguraram a pressão chilena e estão nas oitavas de final da competição continental.

Com 11 pontos, o Del Valle passa como o segundo colocado do Grupo 5, enquanto o Colo-Colo se despede na terceira colocação do grupo, com nove pontos.

Único dos confrontos de quinta-feira que ainda era válida pela quinta rodada da Libertadores, o duelo entre Deportivo Cali e Bolivar, na Colômbia, terminou empatado em 1 a 1. Lozano marcou para os colombianos, enquanto Cellerino deixou tudo igual para os bolivianos.

Com apenas três pontos conquistados, o Deportivo Cali está eliminado. Já o Bolivar, com cinco pontos, é o terceiro colocado do Grupo 3 e precisa golear o Racing na última rodada da fase de grupos para avançar na competição.

Palmeiras vence, mas está eliminado; Galo se classifica em primeiro
Votar