Foto: Na última terça-feira foram definidos os grupos da Copa Libertadores 2016.

Na última terça-feira, o sorteio realizado pela Conmebol definiu os grupos da Copa Libertadores de 2016. Diferentemente dos últimos anos, o sorteio desse ano foi definido a partir de um ranking de clubes criado pela Conmebol neste mês. No ranking, se leva em conta a participação dos clubes na história da Libertadores, a pontuação dos clubes nos últimos 10 anos na Libertadoers e os títulos nacionais conquistados pelos clubes nos últimos 10 anos.

Assim sendo, os clubes foram divididos entre potes 1, 2, 3 e 4, de acordo com o ranking da Conmebol. Os clubes do pote 1, foram os oito cabeças de chave da próxima edição da Copa Libertadores.
A competição em sua fase inicial – a chamada Pré-Libertadores – começa no dia 2 de fevereiro. O São Paulo é o único brasileiro que precisará disputar essa fase. O Tricolor Paulista terá pela frente o Universidad César Vallejo, do Peru.

Caso se classifique para o mata-mata, o São Paulo terá pela frente no Grupo 1, o atual campeão River Plate, o boliviano The Strongest e o Trujillanos, da Venezuela. Enquanto isso, o Palmeiras estará no Grupo 2, ao lado do Nacional do Uruguai, tri-campeão da competição internacional. Um dos grupos mais fortes, os dois terão como adversários o Rosário Central, da Argentina e o vencedor do confronto entre River Plate do Uruguai e Universidad do Chile.

Um dos maiores vencedores da Copa Libertadores, o Boca Juniors é o cabeça de chave do Grupo 3 e terá como desafiantes nesta primeira fase o Bolívar, o Deportivo Cali e o vencedor do duelo de Pré-Libertadores entre o Puebla do México e o Racing, da Argentina. Já o Grupo 4 é encabeçado pelo Peñarol e conta com o Atlético Nacional, o Sporting Cristal e o vencedor do confronto entre Huracán e Caracas.

O clube brasileiro que caiu no grupo mais tranquilo foi o Atlético Mineiro. O Galo é o cabeça de chave do Grupo 5 e terá pela frente o Colo-Colo, o Melgar e o vencedor do duelo entre Independiente del Valle, do Equador e Guaraní do Paraguai. Talvez o “Grupo da morte” da Libertadores 2016 seja o Grupo 6. Encabeçado pelo campeão de 2014, o San Lorenzo, o grupo conta ainda com o Grêmio, a LDU e o mexicano Toluca.

O Grupo 7 também é bastante nivelado, contando com o Olímpia, o Emelec, o Deportivo Táchira e o Pumas. Atual campeão brasileiro, o Corinthians é o cabeça de chave do Grupo 8. O Timão terá pela frente na primeira fase o Cerro Porteño, do Paraguai, o novato Cobresal, do Chile e o vencedor do confronto entre o Oriente Petrolero, da Bolívia e o Santa Fe, da Colômbia.

Sorteio define os grupos da COPA 2016
Votar