Sistema de classificação e disputa da Copa Libertadores
Ao longo das 54 edições, a Copa Libertadores tem mudado o formato e também aumentou o número de times que disputam pela copa. Dos 7 times originais que competiram na primeira edição no ano de 1960, hoje temos 38 equipes que iniciam cada edição. A mudança na quantidade de times trouxe muitas modificações no sistema de disputa. Por isso, te convidamos a conhecer quem são os que se classificam dos 38 participantes e qual caminho devem percorrer para ser o campeão da América.
Do total de participantes, 26 se classificam diretamente para a fase de grupos e 12 disputam a fase eliminatória com uma série de ida e volta. Os últimos 6 classificados para a fase de grupos conformam as 32 equipes.
Participam equipes das 10 federações da Conmebol com a integração de México. Todos entram com três equipes, com exceção de Argentina e Brasil que entram com cinco competidores. De todos os países, o campeão atual da liga ingressa automaticamente, os outros classificados dependem das regras de cada torneio. Más em geral, ingressam à copa os melhores times de cada associação.
O último classificado de cada país joga a fase prévia. Ou seja, Brasil e Argentina colocam quatro times na fase de grupo e os outros países dois. Com os onze times que ocupam o último lugar de seu país, é acrescentado o penúltimo do país que ganhou o campeonato no ano anterior. O exemplo mais recente é o do ano 2013, onde o campeão foi Atlético Mineiro, e por isso, Brasil teve seis times em vez de cinco, quatro na fase de grupos e dois na fase previa. No entanto, o campeão da Copa Sul-Americana também se classifica e ocupa o último lugar de seu país sem significar um lugar extra, como significa o campeão da Libertadores. Dado que San Lorenzo é o atual campeão, na edição de 2015, Argentina será o país que terá um lugar extra, sendo assim, 6 times participantes.
Já temos os classificados para o campeonato, então agora veremos o sistema de disputa. Doze times jogam na primeira fase em seis chaves com jogos eliminatórios em ida e volta, no qual permanecerão 6 times. Uma vez completada a fase com os jogos de ida e volta que vale o gol de visitante, temos os 32 times integrantes da fase de grupos.
Os 32 times são divididos em oito chaves de quatro times, grupos que não enfrentam equipes do mesmo país. Nesta fase, os quatro que formam uma serie jogam em um sistema de todos contra todos, sendo da casa e visitante. Portanto, cada time joga seis partidas. Os dois times que somarem mais pontos serão os classificados, sendo assim, a fase finaliza com 16 classificados para as oitavas-de-final. Se houver empate nos pontos obtidos, se desempata pelo saldo de gols, depois pelos gols a favor. Se continuar empatado, será definido com os gols de visitante. Se mesmo assim seguir o empate, então será realizado o sorteio para definir o classificado.
Definidos os 16 classificados, são organizados de acordo aos pontos obtidos no grupo. Os 8 primeiros colocados ocupam as posições do 1 ao 8, os 8 segundos do 9 ao 16. Nessa ordem, são estabelecidos os cruzamentos nas oitavas-de-final: 1 x 16, 2 x 15, 3 x 14, 4 x 13, 5 x 12, 6 x 11, 7 x 10 e 8 x 9. Nas oitavas-de-final, são definidos os times da casa com melhor ranking e os gols de visitante são válidos. Ou seja, jogos de ida e volta e é classificado o que consiga o resultado global. No caso de empate, o gol de visitante define, se continuar empatado, vai para os pênaltis.
Nas quartas-de-final, disputam os oito ganhadores, seguindo o mesmo regulamento que nas oitavas-de-final. Nesta fase se classificam quatro times para as semifinais e depois os dois finalistas. Na final, há uma mudança no regulamento: o gol de visitante perde valor. Em caso de empate logo após os dois jogos, o desempate será na prorrogação. Se continuar empatado, a decisão vai para os pênaltis. Como sempre, define o da casa, o de melhor ranking de acordo a classificação de grupos, sendo assim uma vantagem importante na prorrogação já que jogará como time da casa.