O que poucos esperavam, aconteceu. Jogando na Vila Belmiro, o Santos sentiu a falta de alguns de seus principais jogadores e acabou jogando muito mal, perdendo por 1 a 0 para o Barcelona de Guayaquil. Como o primeiro jogo havia sido 1 a 1, no Equador, o Santos se despede prematuramente da Libertadores. Já o Barcelona, continua exterminando campeões. Depois de se classificar em um grupo que incluía Estudiantes e Atlético Nacional, os equatorianos superaram o favorito Palmeiras nas oitavas, antes de eliminar o tricampeão Santos, se garantindo assim nas semifinais da Copa Libertadores, vivo em busca do título inédito.
Sem poder contar com os lesionados Lucas Lima e Renato, o Santos perdeu o meio de campo diante do Barcelona. Podendo empatar o jogo por 0 a 0 – depois do 1 a 1 no Equador – Levir Culpi apostou em uma escalação mais conservadora, com três volantes e três atacantes, sem nenhum meia de armação. A aposta se mostrou muito equivocada. Perdido e completamente sem criatividade, o Santos não praticamente não conseguiu criar chances de gol. Uma cabeçada na trave de David Braz, ainda no primeiro tempo, foi o melhor momento do Peixe na partida.
Percebendo o seu time perdido em campo, Levir mudou no segundo tempo, sacando Vecchio e Leandro Donizete para as entradas de Jean Motta e Kayke. Logo depois, no entanto, o Peixe tomou o gol. Aos 22 minutos do segundo tempo, Jonathan Álvez recebeu na área e tocou de cabeça para marcar o seu quinto gol na Copa Libertadores. No minuto seguinte, o mesmo Álvez deixou o braço em David Braz e foi expulso de campo.
Mesmo com um a mais, o Santos continua com enorme dificuldade para criar chances de gol. Aos 44 minutos do segundo tempo, Bruno Henrique cuspiu em Gabriel Marques, que revidou com um tapa no santista. Ambos foram expulsos de campo. Um final melancólico e o adeus ao sonho do tetracampeonato da Libertadores.
Nas semifinais, o Barcelona terá pela frente mais um brasileiro. Desta vez o adversário será o Grêmio, que passou pelo Botafogo. As datas e locais dos confrontos ainda serão confirmadas pela Conmebol, mas sabe-se que os equatorianos jogarão o primeiro jogo em casa e os brasileiros decidirão a vaga em Porto Alegre.