O River Plate tinha tudo para ir às oitavas de final da Copa Libertadores com a melhor campanha dentre todos os times que disputaram a fase de grupos da competição. Até então invicto no torneio, o time argentino acabou surpreendido pelo Independiente Medellín, em pleno Monumental de Nunes, perdendo por 2 a 1. Sendo assim, o River – que garantiu a liderança do grupo – perdeu a chance de ter a melhor campanha dentre os 16 times que avançaram para as oitavas de final, sendo superado pelo Atlético Mineiro.
Já classificado para o mata-mata desde a rodada passada, o técnico Marcelo Gallardo resolveu poupar os seus titulares e escalou um River Plate reserva para encarar o Independiente Medellín. Não deu certo. Os reservas não deram conta do recado e os Milionários acabaram perdendo em casa. Precisando vencer para manter alguma chance de classificação, os colombianos foram melhores desde o início. Apesar disso, só abriram o placar no segundo tempo. Logo no primeiro minuto da etapa final, John Hernández recebeu de Viola para marcar. O Independiente aumentou pouco depois, com o zagueiro Mosquera completando cruzamento na segunda trave. O gol de honra do River saiu apenas aos 40 do segundo tempo, com o zagueiro Arturo Mina completando para o gol vazio após rebote do goleiro.
No outro jogo do grupo, o Emelec fez sua parte e goleou o Melgar com facilidade, aplicando 3 a 0 para se consolidar como o segundo colocado do Grupo 3. Os equatorianos marcaram com Quiñónez, ngulo e Orejuela.
Primeiro colocado do Grupo 3, o River somou 13 pontos. O Emelec passou em segundo, com 10. Com nove pontos, o Independiente Medellín tenta sua sorte agora na Copa Sul-Americana, enquanto o Melgar se despede da Libertadores na lanterna do grupo, com apenas três pontos.
Foto: River perdeu para o Independiente de Medellín em casa.