O Palmeiras esteve por duas vezes a frente no marcador, mas acabou vacilando e estreou com um empate em 2 a 2 com o River Plate-URU na Libertadores. O Verdão saiu na frente com Jean, mas levou o empate em cobrança de pênalti. Depois, voltou a ficar na frente com gol do jovem Gabriel Jesus, mas tomou um gol em cobrança de escanteio e volta para São Paulo com um ponto na bagagem.
Depois de um começo de ano muito ruim com apenas uma vitória em quatro partidas no Campeonato Paulista, o técnico Marcelo Oliveira promoveu algumas mudanças para o time que enfrentaria o River na estreia da Libertadores. Após constantes falhas, o zagueiro Leandro Almeida foi barrado e sequer foi inscrito na competição continental. Com Edu Dracena lesionado, Roger Carvalho foi o escolhido para formar a zaga ao lado de Vitor Hugo.
A maior surpresa veio no meio-de-campo. O treinador surpreendeu ao barrar Robinho, promover a entrada de Thiago Santos e armar o time com três volantes e três atacantes, sem nenhum meia de ofício.
Como era esperado, o primeiro tempo foi bastante truncado no Uruguai. Com as duas equipes se estudando e optando por não correr riscos defensivos, eram raras as chances de gol.
Aos poucos, o Palmeiras foi se soltando e mostrando a sua superioridade técnica. Na primeira jogada que o Verdão encaixou no jogo, abriu o placar. Aos 35 minutos, Dudu recebeu na intermediária e deu bom passe na diagonal para o volante Jean, que invadiu a área e bateu de bico para fazer o seu primeiro gol com a camisa do Palmeiras.
Na volta do intervalo, Marcelo Oliveira sacou o atacante Erik – nulo na partida – para promover a entrada do garoto Gabriel Jesus. Antes mesmo que a substituição pudesse surtir efeito, no entanto, o River chegou ao empate. Logo aos três minutos da etapa final, Schiappacasse invadiu a área e foi derrubado dentro da área.
Pênalti para os uruguaios. O atacante Michel Santos foi para a bola e deslocou Fernando Prass para deixar tudo igual. Para a sorte do Palmeiras, Gabriel Jesus mostrou porque é o xodó da torcida e logo em sua primeira chance recebeu belo passe de peito de Alecsandro para fazer o segundo do Palmeiras. Não deu nem tempo do Verdão se acostumar com a vantagem, porém, já que cinco minutos depois, Montelongo aproveitou cobrança de escanteio para se antecipar à zaga palmeirense e deixar tudo igual novamente. O Palmeiras até ensaiou uma pressão no final, mas faltou pontaria. O 2 a 2 prevaleceu.
Com um ponto cada, as duas equipes dividem a liderança do Grupo 2. Outros integrantes do grupo, Rosario Central e Nacional do Uruguai se enfrentam na próxima quinta-feira. Na segunda rodada da Libertadores, o Palmeiras recebe o Rosario Central enquanto o River-URU visita o Nacional-URU.