Muricy Ramalho não é mais o técnico do São Paulo
Chegou ao fim a terceira passagem de Muricy Ramalho pelo São Paulo. Nesta segunda-feira, o clube paulista oficializou a saída do treinador, que estava no cargo desde setembro de 2013. A derrota por 2 a 0 para o Botafogo de Ribeirão Preto, no último domingo, foi a última de Muricy pelo Tricolor. O técnico já balançava no cargo desde o começo de março, por conta do mau futebol apresentado pelo São Paulo na temporada, especialmente em jogos mais complicados. Nenhum gol marcado e apenas um ponto conquistado em quatro clássicos disputados, são a prova disso.
Segundo a diretoria do São Paulo, a decisão pela saída do treinador de 59 anos foi tomada em “comum acordo” entre a cúpula são paulina e Muricy. Torcedores e imprensa reclamavam da falta de padrão tático da equipe e da teimosia em seguir apostando em jogadores pouco competitivos e em má fase técnica, como Ganso, Tolói, Pato e Luis Fabiano. Pesa também para a saída do treinador, a sua saúde debilitada. Segundo o próprio Muricy, seus problemas de saúde voltaram a piorar neste ano e ele terá de passar por uma cirurgia em breve.
Muricy Ramalho assumiu pela terceira vez o cargo de treinador do São Paulo em setembro de 2013. Na ocasião, tinha como missão evitar um possível rebaixamento do clube paulista, que se encontrava afundado na zona de rebaixamento. Nesta primeira missão, foi bem sucedido, com uma boa sequência de vitórias evitou o que seria o primeiro rebaixamento do clube. No mesmo ano, acabou eliminado da Copa Sul Americana, ao ser derrotado por 3 a 1 pela Ponte Preta em pleno Morumbi, em jogo válido pelas semifinais da competição.
No ano seguinte, Muricy voltou a fracassar no mata-mata, com eliminações precoces no Paulistão, Copa do Brasil e Sul Americana, para Penapolense, Bragantino e Atlético Nacional, respectivamente. No segundo semestre, com a chegada de Kaká, conseguiu arrumar o time e foi vice-campeão brasileiro.
Começou 2015 com o elenco reforçado e como sério candidato ao título da Libertadores. As expectativas contudo, não se confirmaram. Com um futebol abaixo do esperado, a equipe se encontra em situação delicada no Grupo 2 da competição continental, aonde divide a vice-liderança com o San Lorenzo, ambos com seis pontos, muito atrás do rival Corinthians, líder isolado com 12. Os fracassos nos clássicos disputados nessa temporada, somados aos tropeços para times de menor expressão no Campeonato Paulista, como o Botafogo-SP, acabaram culminando na saída do treinador, que desgastado fisicamente, deve reservar alguns meses para cuidar de sua saúde, afastando-se temporariamente do futebol.
Muricy Ramalho encerra sua terceira passagem pelo Tricolor com 109 jogos disputados, conquistando 58 vitórias, 22 empates e 29 derrotas. No total, somando as suas três passagens pelo clube, o treinador comandou o São Paulo em 473 ocasiões.