Internacional ou Emelec?
O Grupo 4 é no papel um dos grupos mais equilibrados da atual edição da Copa Libertadores. Encabeçado pelo bi-campeão Internacional, o grupo conta ainda com o equatoriano Emelec, o sempre presente Universidad do Chile e o aliado da altitude, The Strongest.
O Internacional seria teoricamente o favorito absoluto para passar de fase em primeiro lugar com sobras. “Teoricamente” porque logo em sua estreia na competição, o time gaúcho não resistiu a altitude de La Paz e foi derrotado por 3 a 1 pelo The Strongest. Com uma partida disputada, o Inter divide a lanterna com a La U, que perdeu em casa para o Emelec, por 1 a 0.
Na abertura da segunda rodada, o Emelec venceu com facilidade o Strongest, em Guayaquil, pelo placar de 3 a 0. Completando a segunda rodada, o Inter se recuperou e venceu a La U por 3 a 1 no Beira Rio.
Favoritos
No Papel, o Internacional tem com sobras o melhor elenco entre os quatro times. Com craques como D’Alessandro, Alex, Nilmar e Aranguiz, o clube gaúcho tem condições de se classificar em primeiro, com certa facilidade. Para isto, terá de se recuperar para a inesperada derrota diante do Strongest e fazer a sua parte, principalmente quando jogar em casa, assim como fez diante da Universidad do Chile, na segunda rodada, vencendo por 3 a 1 em Porto Alegre.
O Emelec largou bem. Muito bem. Com duas vitórias em dois jogos, o time equatoriano está no momento na liderança isolada do grupo. Nas próximas duas rodadas, o Emelec terá pela frente o seu maior desafio. Primeiro viaja até o Rio Grande do Sul, para enfrentar o Inter. Duas semanas depois, recebe o clube gaúcho em Guayaquil.
Aliado da altitude
O Estádio Hernando Siles, em La Paz, a uma altitude de 3,600 metros acima do nível do mar, é o maior aliado do The Strongest para tentar surpreender e avançar para a próxima fase da Libertadores. Em seu estádio, o clube boliviano surpreendeu o Internacional, vencendo por 3 a 1. Na segunda rodada porém, como visitante, o time não teve chances diante do Emelec em Guayaquil e foi goleado por 3 a 0.
Zebra
Com um elenco fragilizado, a La U não lembra nem de longe aquele bom time que chegou às semifinais do torneio continental três temporadas atrás. Até aqui, foram dois jogos e duas derrotas na edição 2015 do torneio.