Grêmio avança semifinais
Grêmio venceu o Botafogo em Porto Alegre. (Foto: Grêmio)

Foi mais sofrido do que o torcedor gremista imaginava, mas o Grêmio está nas semifinais da Copa Libertadores. É justo dizer que o Botafogo jogou melhor em Porto Alegre, mas como estamos cansados de saber, não existe justiça no futebol. O Grêmio suportou a pressão da equipe carioca, viu o artilheiro Lucas Barrios marcar um gol salvador no segundo tempo e venceu por 1 a 0, carimbando vaga nas semifinais da Copa Libertadores, onde enfrentará o surpreendente Barcelona de Guayaquil, que eliminou o Santos em plena Vila Belmiro.

Sem poder contar com Luan – que só entrou no final do jogo – Renato Gaúcho formou um quarteto ofensivo formado por Léo Moura, Ramiro, Fernandinho e Barrios. Não deu certo. Perdido em campo, o Imortal era facilmente dominado pelo Botafogo, que foi bem melhor no primeiro tempo. Atento, Marcelo Grohe fez ao menos duas grandes defesas. Na melhor chance do Fogão no primeiro tempo, Bruno Silva soltou a bomba de longe e a bola explodiu na trave. Sem paciência com a má atuação do time, Renato Gaúcho colocou Éverton no lugar de Léo Moura, ainda no primeiro tempo.

Depois de tomar sustos na primeira etapa, o Grêmio voltou mais atento do intervalo. Logo no primeiro tempo, Michel deu cabeçada venenosa e Gatito fez uma grande defesa. Aos 17 minutos, Edilson cobrou falta com precisão e Lucas Barrios testou para o gol, abrindo o placar e levando ao delírio os 50 mil pagantes na arena gremista. O gol desanimou a equipe do Botafogo, que não conseguiu reagir.

Depois de um empate em 0 a 0 no Engenhão, o Grêmio se classificou com um suado 1 a 0 em Porto Alegre. Nas semifinais, o Tricolor Gaúcho terá pela frente o Barcelona de Guayaquil que eliminou o Santos, na Vila Belmiro. As datas e locais do confronto ainda serão decididas pela Conmebol, mas o Grêmio terá a vantagem de fazer o duelo da volta em casa.

Grêmio suporta pressão do Botafogo e avança na Libertadores
Votar