Atual campeão, o Grêmio até saiu na frente, mas vacilou e acabou cedendo o empate ao Defensor, no jogo que abriu a fase de grupos da edição de 2018 da Copa Libertadores. Em pleno Estádio Luis Franzini, o Tricolor marcou no final do segundo tempo com Maicon, mas levou o empate poucos minutos depois, com Maulella marcando para os uruguaios. O empate em 1 a 1 deixou um gosto amargo na boca dos gremistas.
Ainda sem poder contar com o recém-contratado Hernane Brocador, Renato Gaúcho montou o Grêmio no 4-2-3-1, com Cícero jogando como falso 9. Mais técnico, o Tricolor controlou o jogo durante o primeiro tempo, mas não conseguiram finalizar com muito perigo ao gol de Reyes.
A segunda etapa foi mais movimentada. Renato Gaúcho lançou Jael e Alisson nas vagas de Jaílson e Madson. O time cresceu e aos 35, Maicon abriu o placar, aproveitando-se de uma sobra no meio da área. A alegria gremista, no entanto, durou pouco. Aos 40 minutos, Maulella marcou de cabeça, decretando o empate no Uruguai.
Cerro vence o Monagas na Venezuela
No outro jogo do Grupo A, o Cerro Porteño quebrou um incômodo jejum que já durava sete anos e voltou a vencer fora de casa na Libertadores. Jogando na Venezuela, diante do modesto Monagas, os paraguaios fizeram valer a superioridade técnica e venceram por 2 a 0, com gols de Cáceres e Insaurralde.
A vitória colocou os paraguaios na liderança provisória do Grupo, enquanto os venezuelanos amargam a lanterna. Na próxima rodada, o Cerro recebe o Defensor, enquanto o Monagas visita o Grêmio.