DECISÃO FINAL DE BOCA-RIVER
Agora é oficial: O Boca Juniors está excluído da Copa Libertadores. A decisão da Conmebol foi tomada no último sábado, após dois dias de investigação. O Tribunal de Disciplina da organização considerou o Boca Juniors culpado pela lamentável confusão que aconteceu durante o clássico diante do River Plate. Com a punição imposta ao clube xeneize, o River Plate se classifica para as quartas-de-final da competição, enfrentando o Cruzeiro.
A primeira partida entre as duas equipes está prevista para a próxima quinta-feira, em Buenos Aires.
O julgamento do caso aconteceu na sede da Conmebol, no Paraguai. Representado pelo advogado brasileiro Eduardo Carlezzo, o Boca garantiu que seguiu todo o protocolo de segurança para a partida, que contou com a presença de mais de mil policiais.
O time argentino ainda alegou que identificou e denunciou à polícia os suspeitos de cometer o ato. Além disso, o Boca ainda usou como exemplo o Corinthians. Em 2013, em jogo realizado em Oruro, na Bolívia, um torcedor do Corinthians soltou um sinalizador que acabou atingindo e matando um jovem torcedor do time boliviano.
Na ocasião, o Timão não foi banido da competição, mas teve de jogar algumas partidas com os portões fechados, além de receber uma multa substancial e ser proibido de levar torcedores em jogos fora de casa por 18 meses.
Além de ter sido eliminado da edição 2015 da Libertadores, o Boca terá de disputar outros quatro jogos (válidos pela Conmebol) com os portões fechados, quatro jogos fora de casa sem torcedores e foi condenado a pagar uma multa no valor de U$200 mil.
Relembre o caso
Na noite da última quinta-feira, Boca Juniors e River Plate se enfrentavam em duelo válido pela partida de volta das oitavas de final da Copa Libertadores, na Bombonera. O jogo estava 0 a 0, quando no intervalo do duelo, torcedores do Boca soldaram um furo no túnel que conectava no vestiário do River e jogaram um spray com gás de pimenta em direção aos jogadores do time visitante.
Alguns jogadores do River foram severamente afetados pelo gás de pimenta e ficaram com marcas de queimadura além de córneas inchadas, sem condições de continuarem a partida. O árbitro, após uma hora de paralisação, decidiu por suspender a partida. No primeiro jogo, disputado no Monumental de Nuñes, o River Plate venceu por 1 a 0.