Evidentemente, a Taça Libertadores é o campeonato de clubes de mais importância na América do Sul. E, como tal, desde os seus inícios, tem marcas históricas e fatos inesquecíveis para todos os seus seguidores. Se você não está completamente por dentro da história deste torneio ou se quiser relembrar alguns dados bem interessantes sobre o desenvolvimento no decorrer dos anos, deixamos um resumo com alguns fatos dignos de registrar.
– A primeira edição da Taça Libertadores foi no ano de 1960, sob o nome de “Copa dos Campeões da América”. E realmente era assim, pois unicamente participavam dela os clubes campeões dos respectivos campeonatos nacionais da América do Sul.
– O campeão dos campeões é o Independiente, da Argentina, sendo o time que mais títulos levou nesta competição. Sendo, em consequência, a Argentina o país com mais vitórias.
– O Peñarol e o Boca Juniors são os maiores finalistas, tendo chegado a maior quantidade de vezes às finais.
– Até o momento, somente o Brasil colocou dois times do mesmo país para disputar a final. O que aconteceu em 2005, quando o São Paulo se enfrentou ao Atlético Paranaense e, em 2006, ao se enfrentar o Internacional ao São Paulo.
– O maior artilheiro na história da Libertadores foi o equatoriano Alberto Spencer, tendo feito um total de 54 gols em total. Mas, em uma única edição, o maior goleador foi o argentino Daniel Onega.
– De seis jogadores sul-americanos considerados melhores jogadores do mundo pela FIFA (Romário, Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho, Kaká e Messi), somente o Gaúcho soube ser campeão da Libertadores.
– Os times com mais participação na Libertadores são os uruguaios Nacional e Peñarol.
– O jogo com mais expulsões ficou conhecido como “El Bombonerazo” e foi uma partida pela fase de grupos, em 1971, entre o Boca Juniors e o Sporting Cristal. Depois de alguns inconvenientes que iam ocorrendo no jogo, 19 jogadores foram expulsos e vários saíram com sérias feridas o que os levou ao hospital. Terminando eliminado o Boca.
– A derrota da Ponte Preta na decisão da Sul-Americana de 2013 deixou o estado de São Paulo fora da Libertadores, pela primeira vez, desde a edição de 1998.
– Entre o ano de 2010 e o ano de 2013, o Brasil conquistou quatro vitórias consecutivas na Libertadores.
– A primeira partida da Libertadores, em 19 de abril de 1960, foi também a primeira goleada histórica neste torneio. Ganhando o Peñarol contra o Jorge Wilstermann por 7 a 1.
– O primeiro tricampeão foi o Estudiantes de la Plata.
– O clube América de Cali chegou quatro vezes à final, e as quatro vezes saiu derrotado.
– Apesar de ser pentacampeão da Libertadores, o Peñarol é também o clube que foi derrotado mais vezes em etapas finais (5). Dos times brasileiros, os que têm o recorde negativo são o Palmeiras e o São Paulo (3).
– Até os dias de hoje, vão sendo jogados quatro clássicos brasileiros diferentes na Libertadores: São Paulo x Palmeiras, Palmeiras x Corinthians, Corinthians x Santos e Fluminense x Vasco da Gama.
– Desde o ano de 2010, o campeão da Copa Sul-Americana tem a sua vaga garantida na Libertadores do ano seguinte.
– A maior sequência de finais envolvendo os dois mesmos países foi entre 1964 e 1967, quando ocorreram quatro finais consecutivas entre uruguaios e argentinos.
– Entre os campeões, o Flamengo é o clube que há mais tempo não chega a uma semifinal.
– Jogando no Brasil, os times bolivianos tiveram uma sequência de 28 derrotas seguidas.