Uma derrota que será comemorada como se fosse uma vitória. No encerramento do Grupo 1 da Copa Libertadores, o Botafogo foi até La Plata, na Argentina e acabou derrotado pelo Estudiantes: 1 a 0. Apesar do revés, e graças a vitória do Atlético Nacional sobre o Barcelona de Guayaquil, o Fogão acabou se classificando para as oitavas de final da Liberta na primeira colocação do Grupo 1. Os equatorianos passam em segundo, enquanto o Estudiantes, em terceiro, irá para a Sul-Americana. Atual campeão, o Atlético Nacional se despede precocemente da competição, na lanterna do grupo.

Em La Plata, o Botafogo jogou de igual para igual com o Estudiantes, mas acabou derrotado. Sem alguns de seus principais jogadores, como Montillo e Rodrigo Pimpão, a equipe carioca sofreu o gol aos 25 minutos do primeiro tempo, com gol do atacante Solari. No segundo tempo, o Botafogo cresceu de produção, mas não conseguiu o empate. Gatito ainda fez importante defesa no final do jogo, evitando o que seria o segundo gol do Estudiantes.

A vitória do Estudiantes marcou também a despedida do craque Verón, que aos 42 anos de idade, havia voltado ao futebol para disputar a Copa Libertadores pelo seu clube do coração. Campeão do torneio em 2009, Verón foi substituído no final do jogo e ovacionado de pé pelos presentes no Estádio Centenário de Quilmes.

Apesar da derrota, o Botafogo se classificou ao mata-mata com a primeira colocação do Grupo 1. Isso porque no outro jogo da rodada, o Atlético Nacional fez 3 a 1 no Barcelona de Guayaquil, em Medellín. Para superar os equatorianos, os colombianos contaram com dois gols contra: de Aimar e Arreaga. Dayro Moreno completou para o Nacional, enquanto José Ayoví descontou para o Barcelona.

O Botafogo se classificou em primeiro no Grupo 1, com 10 pontos e um saldo de um gol. Em segundo lugar, o Barcelona somou os mesmos 10 pontos, mas com saldo de zero gols. Terceiro colocado com nove pontos, o Estudiantes parte agora para a Copa Sul-Americana, enquanto o Atlético Nacional se despede na lanterna do grupo, com apenas seis pontos.

Foto: Apesar de revés, Botafogo passou em primeiro no Grupo 1.

Botafogo perde mas passa em primeiro no Grupo 1
Votar