Barcelona surpreendeu Botafogo

Tinha tudo para ser um dia de festa completa no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Até então líder do Grupo 1 da Copa Libertadores, o Botafogo dependia de uma vitória simples diante do Barcelona de Guayaquil para garantir, com antecipação, uma vaga no mata-mata da Copa Libertadores. Acabou não indo conforme o esperado. Bem armado, o Barcelona-EQU surpreendeu, aproveitou os vacilos da defesa alvinegra para fazer 2 a 0 e se classificar para as oitavas de final da competição continental.

Para o duelo diante dos equatorianos, Jair Ventura apostou em um Botafogo mais ofensivo, escalando três atacantes: Sassá, Guilherme e Rodrigo Pimpão. Qualquer plano de jogo foi por água abaixo, no entanto, quando o Barcelona abriu o placar logo aos seis minutos de jogo. Ayoví recebeu em profundidade, ganhou na corrida de Carli e tocou na saída de Gatito Fernández. Não demorou muito para os visitantes fazerem o segundo. Emerson Silva vacilou e Jonathan Álvez saiu em disparado, tocou por cima de Gatito que saiu mal demais do gol e completou para o gol vazio.

Os dois gols em 20 minutos desestabilizaram completamente a equipe do Botafogo, que estava perdida em campo. Para piorar, Camilo e Emerson Silva sentiram lesões e nem voltaram para o segundo tempo. Empolgado, o Barcelona voltou no mesmo ritmo e em cinco minutos, já havia colocado uma bola na trave e ainda teve um gol anulado. Aos trancos e barrancos, o Botafogo até tentou alguma reação, mas com um meio-campo bastante desfalcado, sofria para conseguir encaixar jogadas de perigo.

Apesar da derrota, o Botafogo ainda depende só de si mesmo para avançar na Copa Libertadores. Daqui a duas semanas, a equipe carioca enfrenta o Atlético Nacional, de novo no Engenhão, dependendo apenas de uma vitória para carimbar a vaga. Já o Barcelona – já classificado e na liderança isolada do grupo com 10 pontos – recebe o Estudiantes na próxima rodada.

Foto: Barcelona surpreendeu o Botafogo no Engenhão. (AFP)

Barcelona vence o Botafogo e garante a classificação
Votar