Os dois clubes brasileiros que disputam a Pré-Libertadores entraram em campo na noite desta quarta-feira, pelo jogo de volta da segunda fase da competição continental. E os resultados foram distintos. Enquanto o Vasco comemorou mais uma vitória e segue vivo no torneio, a Chapecoense perdeu para o Nacional, no Uruguai e se despede prematuramente da Copa Libertadores.
Em São Januário, o Vasco entrou em campo com a classificação praticamente sacramentada, graças à goleada por 4 a 0 no jogo de ida, diante da Universidad Concepción. Apesar disso, o Cruzmaltino novamente jogou bem e venceu por 2 a 0, com gols de Paulinho e Yago Pikachu.
Com os 6 a 0 no placar agregado, o clube carioca garantiu com tranquilidade a sua classificação para a terceira fase da Copa Libertadores. O Vasco espera agora o vencedor do duelo boliviano entre Jorge Wilstermann e Oriente Petrolero para saber quem encara na próxima fase da competição. O vencedor deste duelo entrará no Grupo 5 da Libertadores, ao lado de Cruzeiro, Racing e Universidad do Chile.
Já no Uruguai, o Nacional tinha a vantagem de jogar pelo empate diante da Chapecoense, uma vez que venceu por 1 a 0 na Arena Condá. Os uruguaios foram além, porém, vencendo novamente, pelo mesmo placar. O gol do jogo foi marcado por Santiago Romero, assim como havia sido em Chapecó. O resultado garantiu a classificação do Nacional e sacramentou a eliminação precoce da Chape.
Na terceira fase da Copa Libertadores, o Nacional terá pela frente agora o Banfield, da Argentina, que superou o Independiente del Valle na segunda fase. O ganhador deste confronto entrará no Grupo 6 da Libertadores, ao lado de Estudiantes, Santos e Real Garcilaso.