Estadios de América
Foto: Estádio Arena do Grêmio

No âmbito do futebol, a América vem crescendo cada vez mais e os diferentes clubes investem o suficiente para manter esses estádios da melhor maneira possível. Há muitos estádios bons, mas alguns deles merecem especial destaque, principalmente pelo seu tamanho. Dos quais estaremos conhecendo um pouco a seguir, organizados por capacidade, de maior a menor.

1- Monumental de la U

O maior estádio da América do Sul é o local do Universitário do Peru, com uma capacidade para 80.093 pessoas. O verdadeiro nome é “Estádio Monumental”, porém é bem mais conhecido como “Monumental de Ate” ou “Monumental de la U”. Foi desenhado pelo arquiteto uruguaio Walter Lavalleja e está localizado na cidade de Lima, no Peru.

A construção durou bastante tempo, tendo iniciado em 16 de janeiro de 1991 e tendo sido inaugurado em 2 de julho de 2000. Não todos esses anos foram de construção propriamente dita; em 1991 foi colocada a pedra fundamental e a construção só começou em 1994. O primeiro jogo disputado foi entre o Universitário do Peru e o Sporting Cristal, dando a vitória para o local.

2- Maracanã

O Estádio Jornalista Mário Filho, mais comumente conhecido como Maracanã está localizado no Rio de Janeiro e está sob o mando do Fluminense e da Seleção Brasileira de Futebol. Foi inaugurado em 16 de junho de 1950, tendo iniciado a sua construção em 2 de agosto de 1948 e foi utilizado na Copa do Mundo do mesmo ano da sua apertura.

Teve modificações e reconstruções (em três ocasiões), ficando com uma capacidade atual para 78.838 pessoas. Desde a sua construção, tem sido sede de muitos eventos e acontecimentos esportivos importantes, como o milésimo gol de Pelé, as finais do Brasileirão, a Libertadores e a Copa do Mundo.

3- Monumental de Núñez

O Estádio Monumental Antonio Vespucio Liberti, ou Monumental de Núñez, está localizado no bairro de Belgrano, cidade de Buenos Aires, na Argentina, sendo propriedade do River Plate.

Foi projetado pelos arquitetos José Aslan e Héctor Ezcurra e tem uma capacidade para 65.645 pessoas. A sua construção durou dois anos, entre os anos de 1936 e 1938, sendo finalmente inaugurado em 25 de maio de 1938. A partida inaugural foi internacional, entre o River e o Peñarol do Uruguai, terminando com a vitória para o time local, por 3 a 1.

4- Arena do Grêmio

A Arena do Grêmio é o estádio Grêmio Football Porto Alegrense e está localizado no bairro Farrapos, em Porto Alegre, Brasil. Este novo estádio, inaugurado em 8 de dezembro de 2012, depois de pouco mais de dois anos de construção (de 20 de setembro de 2010 a 7 de dezembro de 2012) tem uma capacidade para 60.540 pessoas, sendo assim o sétimo maior do Brasil. Por mais que a capacidade máxima atual permitida seja de 56.500.

O projeto esteve em mãos dos arquitetos Antônio Monteiro e Pedro Santos. A cerimônia de inauguração teve vários eventos com artistas de grande importância, além do jogo inaugural entre o Grêmio e o Hamburgo, terminando com a vitória para o local, por 2 a 1.

5- Centenário

O Estádio Centenário, localizado na capital uruguaia, Montevidéu, e pertence ao governo da cidade, sendo o local onde joga a Seleção Uruguaia. E também onde é disputado o clássico nacional, entre o Nacional e o Peñarol. Não pertencendo a nenhum clube específico.

A construção do Centenário começou no ano de 1928 e, finalmente, foi inaugurado em 18 de julho de 1930, com o jogo inaugural entre o Uruguai e o Peru, pois foi construído para sediar a Copa do Mundo de 1930.

O arquiteto encarregado de projeto foi o uruguaio Juan Antonio Scasso e tem uma capacidade atual para 60.235 pessoas. O nome colocado é devido à celebração dos 100 anos da primeira Constituição do Uruguai.

6- Monumental de la UNSA

É o segundo maior estádio do Peru, depois do Estádio Monumental de la U, e está localizado na cidade de Arequipa, pertencendo à Universidade Nacional de San Agustín. É conhecido também como Estádio Arequipa e tem uma capacidade para 60.000 pessoas.

A construção do estádio começou no ano de 1991, passando por duas etapas. Uma primeira teve fim no ano de 1993 e uma segunda em 1995. Depois da que, enfim, foi feita a inauguração oficial, no dia 30 de julho desse mesmo ano. Tendo sido jogado, nesse dia, o jogo inaugural entre o Melgar e o Alianza Lima.

7- Monumental Isidro Romero Carbo

Este estádio de futebol está localizado na cidade de Guayaquil, no Equador, sendo propriedade do Barcelona Sporting Club. Até o momento da sua construção, o Barcelona não tinha estádio próprio, devido a isso foi feito o projeto.

A construção começou em 1985, em mãos dos arquitetos José Vicente Viteri e Ricardo Mórtola, tendo sido inaugurado oficialmente, em 27 de dezembro de 1987, com o jogo entre o Barcelona Sporting Club e o Fútbol Club Barcelona, com a derrota para o visitante por 2 a 1. A capacidade do estádio é para 57.267 pessoas.

Saiba mais sobre as equipes da América e ganhe bônus!

Conheça os maiores estádios da América
1 (20%) 2 votes