VAR

Depois muita especulação e até uma confirmação do presidente da organização, a Conmebol oficializou no início desta semana que utilizará, a partir das quartas de final da Copa Libertadores, o novo recurso tecnológico do futebol, conhecido como o árbitro de vídeo. O VAR (Video Assistant Referee) vem sendo testado pela FIFA em alguns torneios desde o ano passado e a utilização no torneio mais prestigioso das Américas será o maior teste até o momento para esta nova tecnologia que está sendo implantada no esporte.

A Conmebol fará uma apresentação, em sua sede, no dia 15 de junho, um dia depois do sorteio que definirá os confrontos de oitavas de final da Copa Libertadores, para explicar para os dirigentes dos 16 times remanescentes tudo o que eles precisam saber sobre o VAR.

O custo da implementação do árbitro de vídeo será dividido entre a Conmebol e o clube mandante da partida. O árbitro de vídeo precisará ser ou um árbitro atual ou um ex-árbitro.

O VAR poderá ser usado em quatro tipos de jogada: em lances de gol, em lances de pênalti, em decisões de cartão vermelho e em casos de cartão amarelo ou vermelho para o jogador errado. Fica a critério do árbitro utilizar ou não desta nova tecnologia.

Foto: VAR será utilizado a partir das quartas de final da Copa Libertadores. (FIFA)

Conmebol confirma uso do VAR a partir das quartas de final da Libertadores
Votar