O Botafogo é o mais novo time a garantir sua vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores. Jogando no Engenhão, o alvinegro carioca não tomou conhecimento do atual campeão Atlético Nacional e venceu os colombianos por 1 a 0, com tento do sempre oportunista Rodrigo Pimpão. Chama atenção a façanha do Fogão, que se classificou precocemente em um grupo que conta com os tradicionalíssimos Atlético Nacional e Estudiantes. O clube carioca se junta ao Barcelona de Guayaquil, que também já havia carimbado a sua vaga na rodada passada.
A vitória do Estudiantes sobre o Barcelona, em Guayaquil, horas antes do confronto no Rio de Janeiro, deixou o clima tenso tanto para o Botafogo quanto para o Atlético Nacional. O Botafogo sabia que se complicaria no grupo caso fosse derrotado em casa, enquanto os colombianos mais do que nunca precisavam vencer, já que qualquer outro resultado eliminaria o time da competição. O clima de tensão tomou conta do primeiro tempo, que foi de muitos passes errados, muita marcação e poucas chances criadas.
Qualquer plano de jogo que as equipes tinham para o segundo tempo mudou quando Rodrigo Pimpão abriu o placar, com menos de cinco minutos de bola rolando. O gol desestabilizou o Atlético Nacional, que quase tomou o segundo, de novo em finalização de Pimpão. Os colombianos pareciam entregues e o Botafogo precisou apenas de paciência para confirmar a vitória.
Com a vitória, o Botafogo foi aos 10 pontos, encostou no líder Barcelona e garantiu sua vaga nas oitavas de final da Libertadores. Já o Atlético Nacional, atual campeão da competição, se despede de maneira precoce e melancólica, tendo vencido apenas um de seus cinco primeiros jogos. Nesta semana, pela última rodada da fase de grupos, o Botafogo ainda visita o Estudiantes, enquanto o Atlético se despede em casa, diante do Barcelona.
Foto: Rodrigo Pimpão foi o herói botafoguense novamente. (AFP)