Juntos, Atlético Nacional e Estudiantes somam seis títulos da Copa Libertadores. Apesar de uma história repleta de glórias, o atual momento destes dois gigantes do futebol sul-americano na competição mais prestigiosa do continente não é nada bom. Em jogo de vida ou morte para os dois, colombianos e argentinos se enfrentam na noite desta terça-feira, às 21 horas, no Atanasio Girardot, em Medellín.
Para o Atlético Nacional é vencer ou vencer. Qualquer resultado que não seja uma vitória elimina o atual campeão da Libertadores de maneira precoce e vexatória. Muito aquém do esperado, a campanha da equipe colombiana até o momento é pífia. São três derrotas em três jogos. O Nacional é o lanterna do Grupo 1, ainda sem pontuar. Também em situação delicada, o Estudiantes é o terceiro colocado do grupo, com três pontos. O empate não seria um péssimo resultado para os argentinos, mas uma vitória ajudaria e muito a situação da equipe de La Plata na Libertadores.
Pelo outro jogo do grupo, Botafogo e Barcelona de Guayaquil se enfrentam no Engenhão, no Rio de Janeiro. Brasileiros e equatorianos dividem a liderança do grupo, com sete pontos cada. Quem vencer, encaminha e muito a classificação para as oitavas de final da Liberta.
Foto: Atlético Nacional busca se manter vivo na Copa Libertadores. (Luis Benavidez)