Chegou ao fim a terceira fase da chamada Pré-Libertadores. Com quatro classificados, já conhecemos agora as 32 equipes que disputarão a fase de grupos da Copa Libertadores nesta temporada. Se juntam aos 28 clubes já classificados os seguintes times: Botafogo, Atlético Paranaense, The Strongest e Atlético Tucuman. Com isso, os oito grupos de quatro times cada, serão formados da seguinte maneira:
Grupo 1:
Tendo como cabeça de chave o atual campeão do torneio, o colombiano Atlético Nacional, o Grupo 1 da Libertadores deste ano conta ainda com o Botafogo, que eliminou o Olímpia na Pré-Libertadores para garantir a sua vaga, o tradicional Estudiantes De La Plata, da Argentina e o equatoriano Barcelona de Guayaquil.
Grupo 2:
Também disputado, o Grupo 2 conta com o tricampeão Santos como o grande favorito, além do colombiano Santa Fé, que venceu a Copa Sul-Americana em 2015. Com uma impiedosa goleada sobre a Union Española, o The Strongest é outro integrante do grupo, que é completado pelo Sporting Cristal, do Peru.
Grupo 3:
Encabeçado pelo campeão da edição de 2015 do torneio, o River Plate, o Grupo 3 conta ainda com o sempre perigoso Emelec, do Equador, o tradicional Independiente de Medellín, da Colômbia e o modesto Melgar, do Peru.
Grupo 4:
“Grupo da Morte” da atual edição da Copa Libertadores 2017, o Grupo 4 está repleto de boas equipes, mas apenas duas avançarão rumo às oitavas de final. Encabeçado pelo Flamengo, vice-campeão brasileiro, o grupo conta ainda com o San Lorenzo, campeão de 2014, o Atlético Paranaense – que passou pelo Deportivo Capiatá na terceira fase – e é completada pela tradicional equipe da Universidad Católica, do Chile.
Grupo 5:
Com dois claros favoritos e duas zebras, o Grupo 5 não é dos mais equilibrados. O grupo conta com dois campeões da Libertadores: O Palmeiras e o Peñarol. Completam o grupo o pequeno Jorge Wilstermann, da Bolívia e o argentino Atlético Tucuman, da Argentina, que surpreendeu o Junior Barranquilla na terceira fase da competição.
Grupo 6:
Campeão da edição de 2013 da Copa Libertadores, o Atlético Mineiro deu sorte no sorteio e caiu em um grupo teoricamente tranquilo. Cabeça de chave do Grupo 6, o Galo terá como adversários o Libertad, do Paraguai, o Godoy Cruz, da Argentina e o Sport Boys, da Bolívia.
Grupo 7:
Um dos mais nivelados grupos da atual edição da Copa Libertadores, certamente é o Grupo 7. Encabeçado pelo tricampeão Nacional, do Uruguai, o grupo conta ainda com a Chapecoense – atual campeã da Copa Sul-Americana – além do argentino Lanús e do modesto Zulia, da Venezuela.
Grupo 8:
Mais um brasileiro a constar na atual edição da Copa Libertadores, o Grêmio deu sorte. A equipe brasileira caiu no grupo mais fácil possível, ao menos na teoria. A equipe gaúcha terá pela frente o Guaraní, do Paraguai, além do venezuelano Zamora e do Deportes Iquique, do Chile.