Por pouco o The Strongest não conseguiu uma grande vitória no Chile. Diante da Union Española, o time boliviano – conhecido por ser muito dependente da altitude de La Paz – jogou bem, e deu trabalho à equipe chilena. Os bolivianos saíram na frente, com gol do volante-artilheiro Chumacero, mas viram Churín deixar tudo igual já aos 47 minutos da etapa final. A vaga será decidida agora na quinta-feira que vem, na altitude de La Paz, na Bolívia. Vale lembrar que o classificado deste duelo entra no Grupo 2 da Libertadores, que conta com o Santos.
Grande destaque da equipe boliviana, o volante-artilheiro Chumacero – que teve uma passagem apagada pelo Sport – ditou o ritmo do jogo no primeiro tempo. Incansável, o baixinho atormentou a defesa dos chilenos e marcou, de cabeça, o primeiro gol da partida. Aos 27 minutos, Chumacero apareceu de surpresa entre os grandalhões zagueiros da Unión e desviou para o gol.
O segundo tempo foi mais equilibrado, com a Union Española saindo mais pro jogo e ensaiando uma pressão logo no começo da etapa final. O goleiro Sánchez foi obrigado a trabalhar e fez boas defesas. Quando a vitória dos bolivianos parecia estar garantida, os chilenos surpreenderam, já no apagar das luzes. Aos 47 minutos da etapa final, Pinares, o grande destaque individual da Española, fez linda jogada individual e cruzou na medida para Churín, que desviou para o gol, deixando tudo igual.
A vaga rumo à fase de grupos da Copa Libertadores será decidida na próxima quinta-feira, às 22 horas, no Estádio Hernando Siles, em La Paz, na Bolívia. Com a altitude como forte aliada, o The Strongest joga por um empate sem gols para se classificar. Qualquer empate a partir de 2 a 2 classifica os chilenos, enquanto um novo 1 a 1 leva o duelo para os pênaltis. Quem vencer no tempo normal, avança para o Grupo 2 da Copa Libertadores.
Foto: No apagar das luzes, a Union Española arrancou o empate com o The Strongest no Chile.