De pouco em pouco, a Copa Libertadores de 2017 vai ganhando forma. Ampliada para 47 times a partir do ano que vem, o mais prestigioso torneio das Américas já tem 42 times classificados. Restam apenas cinco vagas. Os oito brasileiros, por exemplo, já estão definidos, com Botafogo e Atlético Paranaense carimbando as últimas duas vagas do país no último final de semana.
Na Argentina, o último participante sairá da decisão da Copa Argentina, que acontece em formato de jogo único entre River Plate e Rosario Central. Também restam duas vagas a serem preenchidas por times chilenos, uma na Colômbia e uma no Paraguai.
A próxima edição da Copa Libertadores será a primeira da história a ter este formato com mais times e durará o ano inteiro, ao invés do primeiro semestre, como era o costume. Dentre os que estão fora da próxima edição da Liberta, temos alguns gigantes sul-americanos, casos de Boca Juniors, Corinthians e São Paulo.
O sorteio, que definirá os grupos da próxima edição da Copa Libertadores, além dos confrontos da chamada Pré-Libertadores, acontece no dia 21 de dezembro, em Assunção, Paraguai, na sede da Conmebol.
Foto: Atlético Nacional é o atual campeão da Copa Libertadores. (AFP)