Esta quarta-feira de Copa Libertadores não foi nada boa para as equipes brasileiras. No total, três times do Brasil entraram em campo na quarta pela terceira rodada da Libertadores. Nenhuma das equipes venceu. Enquanto o Corinthians viajou ao Paraguai para enfrentar o Cerro Porteño, o Palmeiras e o Grêmio jogaram em casa contra, respectivamente, Nacional do Uruguai e San Lorenzo, da Argentina.
O Timão acabou perdendo a cabeça, teve dois jogadores expulsos e tomou a virada do Cerro. Jogando em sua Arena, o Palmeiras chegou a ter dois jogadores a mais em campo, mas mesmo assim acabou derrotado. Já em Porto Alegre, o Grêmio ficou no empate com o San Lorenzo.
Jogando no Defensores del Chaco, em Assunção, o Corinthians até começou bem. Tecnicamente melhor do que o Cerro, o Timão teve total controle do jogo no primeiro tempo. A equipe brasileira abriu o placar com o André e desperdiçou várias chances de ampliar o marcador. No segundo tempo, tudo mudou. Logo no primeiro minuto, o Cerro empatou, com Beltrán, de cabeça. No lance seguinte, André acabou levando o segundo cartão amarelo e foi expulso.
Nervoso, o Timão perdeu a cabeça e viu Rodriguinho ser expulso, após carrinho. Com dois a mais, o Cerro criou chances e conseguiu a virada. Sérgio Diaz fez o segundo e Beltrán fez o terceiro. Já no final da partida, o Timão ainda diminuiu com Giovanni Augusto, cobrando pênalti. Melhor para o Cerro, que venceu por 3 a 2 e assumiu a liderança do Grupo 8, com sete pontos. O Timão é o vice-líder, com seis pontos.
Jogando em sua Arena, em São Paulo, o Palmeiras também decepcionou. Com o técnico Marcelo Oliveira sob enorme pressão, o Verdão recebeu o Nacional do Uruguai, precisando da vitória. Não deu. Cirúrgico nas finalizações, o Nacional anotou dois gols relâmpagos, já no final do primeiro tempo. Primeiro com Nico Lópes e depois com Leandro Barcia. Logo em seguida, o lateral Fucile fez falta em Gabriel Jesus e foi expulso de campo. Com um a mais, o Palmeiras diminuiu, com o próprio Gabriel Jesus, no final da primeira etapa.
Mesmo com um a mais durante todo o segundo tempo, o Verdão não conseguiu o empate. O Nacional ainda teve mais um expulso no fim da partida. Depois do apito final, o Palmeiras confirmou a demissão do técnico Marcelo Oliveira, que deixa o comando do time após oito meses no comando. Com a vitória o Nacional assumiu a liderança do Grupo 2, com cinco pontos, deixando o Palmeiras, com quatro, em segundo.
O terceiro brasileiro a entrar em campo nesta quarta-feira foi o Grêmio. Jogando em Porto Alegre, o Tricolor Gaúcho recebeu o San Lorenzo. Em partida decepcionante tecnicamente, as duas equipes ficaram devendo e o placar final ficou em 1 a 1. O Grêmio até saiu na frente, com gol de falta do zagueiro Fred, mas seguiu o empate logo em seguida. O gol do Ciclón foi marcado pelo centroavante Cauteruccio. O empate embolou o Grupo 6 da Copa Libertadores. Com quatro pontos, o Grêmio lidera o grupo. Já o San Lorenzo é o lanterna, com dois pontos.