A Copa Libertadores 2016 começou. Não se trata da fase de grupos ainda, mas sim da “primeira fase”, popularmente conhecida com a Pré-Libertadores. Nesta primeira fase, seis partidas acontecem em sistema de ida e volta,
para saber quais serão as seis equipes que se juntarão as 26 já classificadas para a competição continental.
Na terça-feira, tivemos duas partidas. Na Argentina, no Estádio El Palacio, o Huracán venceu o Caracas por 1 a 0 e saiu na frente por uma vaga na fase de grupos. O jogo da volta está marcado para a próxima terça-feira, na Venezuela. Outro jogo foi entre o River Plate do Uruguai e a Universidad de Chile. Os uruguaios surpreenderam e venceram por 2 a 0, deixando a classificação bastante encaminhada. Os dois se enfrentam novamente na próxima terça-feira, no Estádio Nacional em Santiago.
Na quarta-feira, tivemos apenas um duelo. No Peru, o Universidad Cesar Vallejo arrancou um surpreendente empate por 1 a 1 com o São Paulo. A próxima partida entre as duas equipes acontece na próxima quarta-feira, no Estádio do Pacaembu, na capital paulista.
A quinta-feira foi o dia mais cheio, com três partidas. Na Bolívia, o Oriente Petrolero recebeu o Santa Fé e foi derrotado por 3 a 1. Na próxima quinta-feira, os dois se enfrentam novamente, só que em Bogotá, na Colômbia. Outro confronto que aconteceu foi entre o mexicano Puebla e o argentino Racing. A eletrizante partida terminou empatada em 2 a 2.
Na próxima quarta-feira, eles decidem a vaga na Argentina. Para completar, no Equador, o Independiente del Valle venceu o Guarani do Paraguai por 1 a 0. A vaga será decidida na próxima quinta-feira, no Defensores Del Chaco, em Assunção.