O Corinthians jogou mal, mas estreou com o pé direito na Copa Libertadores 2016. Sem muita criatividade e sofrendo para criar chances de gol, o Timão contou com um gol contra do zagueiro Escalona, já nos acréscimos do segundo tempo, para deixar o deserto de Atacama, no Chile, com uma vitória por 1 a 0 sobre o modesto Cobresal.
Para a tão antecipada estreia do Timão na prestigiosa competição continental, o técnico Tite surpreendeu ao deixar os principais reforços do Corinthians para a temporada – Giovanni Augusto, Guilherme, André, Marlone e Willians – apenas no banco de reservas, preferindo apostar nos remanescentes do título brasileiro do ano passado, como Rodriguinho, Romero, Danilo, Bruno Henrique e Lucca. Este último aliás, foi o melhor jogador do Corinthians em campo. Com muita vontade, Lucca destoou diante do baixo nível técnico que os seus companheiros apresentaram e era o único que conseguia criar chances para o Timão.
O primeiro tempo teve de ser paralisado por falta de energia, quando o relógio marcava 15 minutos de bola rolando. Após um bom tempo parado, o jogo foi recomeçado, mas o ritmo da partida foi muito baixo durante os primeiros 45 minutos. Benítez era o jogador mais perigoso do Cobresal, criando oportunidades pela ponta esquerda. Com Rodriguinho e Romero muito abaixo, o Corinthians não conseguiu armar praticamente nenhuma jogada de ataque. A grande chance do Timão na primeira etapa veio já nos acréscimos, quando Lucca tirou tinta da trave em cobrança de falta.
No segundo tempo, Tite enfim mexeu no time e lançou o meia Giovanni Augusto e o atacante André. Aos poucos, a equipe melhorou e passou a ter o domínio do jogo. Apesar disso, o Corinthians continuava com dificuldades para finalizar.
Inspirado, Lucca partia para cima e tentava o chute, mas foi travado algumas vezes. Em outras vezes, o camisa 30 driblava o seu marcador e passava para o meio da área, mas ninguém aparecia para concluir. De tanto se esforçar, Lucca foi premiado no último minuto da partida, quando recebeu bom passe de Willians e bateu cruzado para o gol. A bola desviou no zagueiro Escalona e matou o goleiro Cuerdo. O gol contra salvador deu ao
Corinthians uma importante vitória na primeira rodada da fase de grupos da Libertadores.
Com a vitória, o Timão assumiu a liderança do Grupo 8 da Libertadores, com três pontos. A próxima partida do Corinthians pela competição acontece apenas no dia 2 de março, quando recebe o Santa Fé em Itaquera, às 22 horas.