River tenta superar altitude e mexicano para confirmar favoritismo no Grupo 6
O Grupo 6 da Copa Libertadores está composto pelo bicampeão River Plate, o “novato” Juan Aurich, o mexicano Tigres, além do boliviano San José. Atual campeão da Copa Sul-Americana e da Recopa Sul-Americana, o River tenta confirmar o favoritismo e avançar primeiro. A primeira rodada não ajudou porém, uma vez que o time argentino tropeçou na altitude de Oruro e perdeu para o San José por 2 a 0. No outro jogo da primeira rodada, o Tigres venceu com facilidade o Juan Aurich por 3 a 0.
Nesta semana, pela segunda rodada do Grupo 6, o River recebe o Tigres no Monumental de Nuñez, no jogo que reúne as duas equipes tecnicamente mais qualificadas do grupo. No mesmo dia, o Juan Aurich recebe o San José em Chiclayo. Com uma equipe bem postada taticamente, liderada pelo goleador Téo Gutiérrez, com o experiente goleiro Barovero e ainda contando com o talentoso meia Carlos Sanchez além do veterano volante Pisculichi, o River chega forte para a Libertadores 2015, sonhando enfim chegar ao tricampeonato da Libertadores, troféu que o clube argentino não levanta desde 1996.
“Azarão” do grupo, o novato Juan Aurich, fundado há apenas dez anos, busca pela primeira vez avançar além da fase de grupos da competição. Em suas outras duas aparições, em 2010 e 2012, o clube peruano parou na primeira fase.
Em sua sexta aparição na Copa Libertadores, o San José busca igualar o desempenho de 1996, quando chegou às oitavas-de-final. Para isso, o clube situado em Oruro tem em sua cidade a sua maior aliada. Situada a 3,700 metros de altitude, Oruro é um inferno para os adversários. Que o diga o River Plate, que mesmo com um time melhor tecnicamente, sucumbiu a pressão e perdeu de 2 a 0 na primeira rodada do grupo.
Disputando apenas pela terceira vez a Copa Libertadores, o Tigres busca repetir a façanha de 2005, quando chegou até as quartas-de-final da competição continental, sendo eliminado pelo São Paulo, que conquistaria o tricampeonato naquele ano. Em 2012, o Tigres acabou eliminado ainda na Pré-Libertadores, antes da fase de grupos. Neste ano, a equipe largou bem, conquistando uma convincente vitória por 3 a 0 diante do Juan Aurich, na primeira rodada do grupo.