quartas de final da Copa Libertadores
Pimpão marcou o segundo gol do Botafogo na vitória sobre o Nacional. (Foto: Marcelo Theobald)

Teremos um clássico brasileiro nas quartas de final da Copa Libertadores. Jogando em um Engenhão lotado, o Botafogo votou a vencer o tradicionalíssimo Nacional do Uruguai por 2 a 0, com gols de Bruno Silva e Rodrigo Pimpão, garantindo assim a sua vaga nas quartas de final da Copa Libertadores. O adversário na próxima fase será o conterrâneo Grêmio, que confirmou seu lugar ao despachar o Godoy Cruz, da Argentina, também com duas vitórias.

Para se garantir entre os oito finalistas da mais prestigiosa competição do continente, o Botafogo teve de exorcizar campeões da Libertadores pelo caminho. Em busca de seu primeiro título, o Fogão eliminou ninguém menos que: Colo-Colo, Olímpia, Estudiantes, Atlético Nacional e agora Nacional-URU. Campanha histórica de um time com um orçamento limitado, sem grandes estrelas e com um treinador em seu primeiro ano de carreira.

Depois de vencer o Nacional por 1 a 0 no Uruguai, o Botafogo poderia até jogar pelo empate no Engenhão, mas não se contentou com isso. Com 7 minutos de jogo, os cariocas já venciam por 2 a 0. Bruno Silva abriu o placar de cabeça, após cobrança de escanteio. Pouco depois, o zagueirão Rogel foi recuar a bola para o goleiro, mas Rodrigo Pimpão foi mais esperto e de carrinho, dividiu com o goleiro para ampliar o placar para o Glorioso.

Mesmo com a agora enorme vantagem, o Botafogo não se acomodou e esteve mais perto do terceiro gol do que o Nacional do primeiro. Roger tentou duas vezes, mas parou em Conde. No final, com a iminente eliminação se aproximando, os uruguaios perderam a cabeça e tiveram dois expulsos: Polenta e Rodríguez. O lateral botafoguense Victor Luís também levou vermelho.

A Conmebol ainda não confirmou os locais, datas e horários das quartas de final da Copa Libertadores, mas o que se sabe é que o Botafogo jogará a primeira em casa, com o Grêmio tendo a vantagem de decidir a vaga em Porto Alegre, por ter uma melhor campanha na competição.

Botafogo enfrenta o Grêmio nas quartas
Votar