Atlético Paranaense vence

Em uma partida que certamente entrará para a história do clube, o Atlético Paranaense conseguiu uma virada sensacional diante da Universidad Católica em Santiago e garantiu a classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores. O duelo no Estádio San Carlos de Apoquindo teve de tudo. O Furacão saiu atrás, empatou, virou, levou o empate e marcou aos 44 do segundo tempo para confirmar a dramática vitória por 3 a 2 e de quebra, a classificação no grupo da morte da Libertadores. Já a Universidad Católica, por sua vez, terminou a fase de grupos na lanterna e dá adeus à competição.

Era matar ou morrer tanto para o Furacão quanto para a Católica. Jogando em casa, os chilenos naturalmente tomaram a iniciativa do jogo e foram superiores durante todo o primeiro tempo. Apesar disso, o placar só foi aberto aos 35 minutos da etapa inicial. Oportunista, o veterano Santiago Silva recebeu dentro da área e bateu de perna esquerda para vencer Weverton. Foi o terceiro gol do “El Tanque” na Libertadores.

Precisando vencer em Santiago para depender apenas de si mesmo para se classificar, o Furacão deve boa parte de sua vitória à astúcia de seu treinador. Experiente, Paulo Autuori mexeu com precisão no segundo tempo. Campeão da Libertadores em 2005, quando dirigia o São Paulo, Autuori apostou no trio Eduardo Silva, Douglas Coutinho e Carlos Alberto para tentar mudar o rumo do jogo. E deu muito certo. Os três marcaram os gols que deram a heroica vitória ao time paranaense.

Quem marcou primeiro foi Eduardo da Silva, que aproveitou cruzamento de Carlos Alberto para deixar tudo igual. O Atlético ainda viraria, já aos 38, com Douglas Coutinho, que puxou um contra-ataque do seu próprio campo de defesa, invadiu a área adversária e finalizou com frieza. Não deu nem tempo de comemorar. Dois minutos depois, Noir achou uma brecha na entrada da área e acertou um foguete no ângulo. Golaço. Quando tudo parecia perdido, no entanto, o Atlético-PR achou forças mais uma vez. Aos 44, Carlos Alberto puxou bom ataque, fez um-dois com Jonathan e bateu de primeira, de chapa, para marcar o gol da classificação do Furacão.

Com a vitória, o Atlético Paranaense fechou a fase de grupos na liderança do grupo da morte, com os mesmos 10 pontos do vice-líder San Lorenzo. Terceiro colocado, o Flamengo ficou fora, assim como a Universidad Católica, que fechou sua campanha na lanterna do Grupo 4, com cinco pontos.

Foto: Atlético Paranaense conseguiu uma vitória heróica no Chile. (AFP)

Atlético-PR vira sobre a Católica
Votar